11° Parcialmente nublado

O XIV Grande Prémio da Arrábida, prova de atletismo de cariz competitivo com um percurso de 12.500 metros, entre Setúbal e Palmela, realiza-se no dia 24 de novembro.


O evento desportivo, inscrições até dia 18 ou antes caso seja atingido o número limite de oitocentos participantes, começa às 10h00, no Jardim de Vanicelos, em Setúbal.

A competição, numa organização da Associação de Atletismo Lebres do Sado, com a parceria de diversas entidades, incluindo a Câmara Municipal de Setúbal, é aberta a atletas maiores de idade, masculinos e femininos, federados ou não, dos escalões de juniores, seniores e veteranos.

O percurso, com passagem pelos bairros do Liceu e das Amoreiras e regresso a Setúbal pela Baixa de Palmela, para terminar no Jardim de Vanicelos, desenrola-se num misto de alcatrão e terra batida, com aproximadamente dois quilómetros de subida e o restante em descida e plano horizontal.

A prova tem a particularidade técnica de, no primeiro quilómetro, ser percorrida em pelotão, com os atletas guiados por duas “lebres”, que percorrem a distância em ritmo de treino. Nenhum atleta pode ultrapassá-las sob pena de desclassificação e, só após o afastamento das mesmas, é autorizado que cada um imprima o seu próprio andamento.

Outra particularidade da corrida é o abastecimento dos participantes com Moscatel da região aos 9 quilómetros. Existem ainda abastecimentos de água aos quatro e oito quilómetros.

O Grande Prémio da Arrábida conta ainda com uma prova aberta, não classificativa, para maiores de seis anos, com uma distância de 7000 metros e início à mesma hora da prova geral, com abastecimento liquido ao quarto quilómetro.

A participação na prova de geral, 12.500 metros, custa 13 euros até dia 3 de novembro e 17 até dia 18. As inscrições são feitas no site www.werun.pt e pagas através do método de referência multibanco.

O processo de inscrição para a prova de 7000 metros é feito através do email lebresdosado.inscricoes@gmail.com. No email deve constar o nome, clube ou individual, data de nascimento e o tamanho de camisola de cada elemento participante.

A participação na prova de 7000 metros custa 10 euros para as inscrições formalizadas até dia 3. Após esta data e até dia 18 de novembro, têm o custo de 12 euros.

O valor da inscrição inclui uma t-shirt técnica, uma garrafa de Moscatel e seguro desportivo para os participantes inscritos, um abastecimento para a prova de sete quilómetros e, na distância maior, dois abastecimentos líquidos e mais um de Moscatel da região.

Os kits de participante podem ser levantados no secretariado da prova, que funciona na Associação de Ténis de Setúbal – Jardim de Vanicelos, dia 23 de novembro, das 16h00 às 19h00, e, no próprio dia da competição, das 08h15 às 09h45.

O Grande Prémio da Arrábida 2019 é limitado a 800 participantes na prova de 12.500 metros e a 200 na de 7000 metros. As inscrições encerram após atingido o número limite de inscritos.

Mais informações sobre o XIV Grande Prémio da Arrábida podem ser obtidas nas páginas www.werun.pt e www.lebresdosado.pt ou através da página de Facebook da Associação de Atletismo Lebres do Sado ou do telefone 919 753 745.