Novos contentores semienterrados

Perto de uma dezena de novos contentores semienterrados, com maior capacidade de deposição de resíduos sólidos urbanos indiferenciados, foram instalados desde o início do ano pela Câmara Municipal em vários locais da cidade.


Estes novos equipamentos, que conferem, igualmente, uma melhor imagem urbana, foram instalados nas ruas João Francisco Envia, Mário Henrique Leiria, São Tomé e Príncipe, Jaime Horário Pacheco Junqueiro e na Avenida D. Pedro V.

Além destes locais, onde os novos contentores já se encontram ao serviço da população, a autarquia concretizou a instalação de mais três equipamentos nas ruas Engenheiro Henrique Cabeçadas e Major Magalhães Mexia e na Praceta Maria Lamas, os quais ficam disponíveis para utilização em breve.

Este investimento municipal dá continuidade à estratégia de expansão no concelho do sistema de recolha de resíduos sólidos urbanos em contentores semienterrados, que, além de permitir o aumento da capacidade de deposição, otimiza a utilização dos recursos municipais na recolha dos resíduos sólidos urbanos.

Este tipo de contentores, fabricados em polietileno de alta densidade, apresentam uma capacidade de armazenamento para resíduos de cinco metros cúbicos cada, ou seja, cinco mil litros, quando o volume unitário de um contentor convencional de superfície é de apenas oitocentos litros.

Os contentores semienterrados, mais sustentáveis e funcionais, destacam-se ainda pelas mais-valias ambientais uma vez que, por estarem instalados no subsolo, onde a temperatura é inferior à da superfície, a deterioração dos lixos e consequente emissão de cheiros é retardada, o que se traduz em benefícios para o espaço público.

A aposta da Câmara Municipal de Setúbal na instalação esta tipo de equipamentos vai continuar e, no primeiro semestre do ano, está prevista a colocação de mais contentores na nascente da Avenida Dr. António Rodrigues Manito, na Praceta Manuel Nunes de Almeida e nas ruas Tenente Jean Raymond e Dr. Francisco Sá Carneiro.

A rede municipal de contentores semienterrados para deposição de resíduos sólidos urbanos indiferenciados conta, atualmente, com um total de 279 equipamentos distribuídos por vários pontos de recolha existentes no concelho, 28 dos quais foram instalados durante o ano passado.