Coronavírus Covid-19 | Limpeza e desinfeção | 7 de abril

As operações diárias de desinfeção do espaço público desenvolvidas pela Câmara Municipal de Setúbal para travar a cadeia de contágio de Covid-19 centraram-se no dia 7 em diversos bairros, com a preocupação de higienizar também as passagens entre prédios.


A urbanização da Praça do Brasil, envolvendo as ruas de Damão e do Mormugão, e uma vasta área do Bairro do Liceu, incluindo Avenida Rodrigues Manito e ruas Tenente Jean Raymond e Alferes Pinto Vidigal, foram alguns locais abrangidos pela ação de dia 7 das brigadas especiais de limpeza ao serviço do município.

Os diversos meios utilizados, com a aplicação de poderosos desinfetantes, proporcionam maior segurança à população, seguindo uma planificação rigorosa de forma a que todos os bairros e os locais de maior contacto e presença humana sejam constantemente higienizados.

Os prédios, incluindo as áreas de passagem entre eles, corrimões e contentores foram lavados com desinfetante a alta pressão. Esta limpeza intensa esteve ainda presente nos bairros de São Gabriel, da Varzinha, Afonso Costa, Bento Jesus Caraça, Tetra e Jardins do Sado.

Os trabalhos de desinfeção das ruas e dos espaços públicos de Setúbal, desencadeados a 18 de março no âmbito do plano de contingência criado para lidar com a crise de saúde pública, têm vindo, igualmente, a ser desenvolvidos pelas juntas de freguesia, ao abrigo dos acordos de delegação de competências.

A par das brigadas municipais que têm estado diariamente em diversos pontos do território, a operação de desinfeção do concelho foi ainda complementada, esta terça-feira, com uma equipa da Amarsul, para desinfeção de ecopontos e contentores nas zonas da Urbisado, Amoreiras, Bairro do Liceu e Quinta do Hilário.

Estas operações, que contribuem para conter a ameaça à saúde pública provocada pela propagação da Covid-19, têm um reforço adicional em locais onde se verifica maior presença de pessoas, devido à existência de estabelecimentos comerciais autorizados a funcionar.

De salientar que, não obstante uma programação precisa das ruas e áreas a desinfetar a cada dia, há, pontualmente, situações em que o município atua a pedido da população, quando se verificam casos que necessitam de uma intervenção urgente.