Exposição Pim Pam Pum

Uma viagem no tempo, através de brinquedos que marcaram gerações, da coleção particular de Hélder Esdras Martins, serve de pretexto à exposição “Pim, Pam, Pum”, patente em Setúbal entre 12 de março e o final de abril.


Formado em Antropologia, Hélder Esdras Martins começou a colecionar brinquedos de todo o mundo desde os 16 anos de idade, depois de ter visitado uma exposição em França sobre a temática.

Algumas dessas peças estão em exposição, a partir de dia 12, na Galeria Municipal do 11, numa organização da Câmara de Setúbal.

Em “Pim, Pam, Pum” há carrinhos, bonecas de trapos, instrumentos musicais, cavalinhos de madeira, livros infantis e pinturas que Hélder coleciona ao longo dos anos. Os objetos mais antigos remontam ao século XIX.

Hélder Martins, natural do Pinhal Novo, possui mais de dez mil peças, numa coleção que integra os mais variados tipos e origens de brinquedos. Tem participado em congressos, jornadas e exposições, representando Portugal em países como Alemanha, Inglaterra, Estados Unidos, Colômbia, Brasil e Austrália.

Além das peças particulares do colecionador, a mostra conta com objetos do Museu do Trabalho Michel Giacometti, livros e revistas da Biblioteca Pública Municipal de Setúbal e quadros do Museu de Setúbal/Convento de Jesus.

“Pim, Pam, Pum”, patente na Galeria Municipal do 11 até 24 de abril, pode ser visitada, gratuitamente, de terça a sexta-feira entre as 11h00 e as 13h00 e das 14h00 às 18h00 e aos sábados das 14h00 às 18h00.

Cravo. 25 de Abril

COMEMORAÇÕES DO 25 DE ABRIL

TRANSMISSÃO EM DIRETO
DA SESSÃO SOLENE DA ASSEMBLEIA MUNICIPAL

25 de Abril . 10h00 . Fórum Municipal Luísa Todi

Cravo. 25 de Abril