Hospital do Pequeninos

O Hospital dos Pequeninos, ação lúdico-didática destinada à compreensão do mundo da saúde e à redução da ansiedade das crianças quando expostas ao contexto hospitalar, está de volta a Setúbal, com atividades nos dias 23 e 24.


 

O “Hospital dos Pequeninos”, dirigido a toda a família e, em especial, a crianças com idades entre os 3 e os 7 anos, decorre no Cais 3 do Porto de Setúbal, entre as 10h00 e as 17h00, com entrada gratuita e sem necessidade de inscrição prévia.

A ação, que se realiza pelo terceiro ano consecutivo em Setúbal, organizada pela Associação de Estudantes da Faculdade de Medicina de Lisboa, em parceria com a Câmara Municipal de Setúbal, tem como objetivo mitigar o medo sentido pelas crianças quando vão ao médico e ajudar os mais novos a compreender o trabalho desenvolvido pelos profissionais de “bata branca”.

O projeto, iniciado pela EMSA – European Medical Students Association, pretende, ainda, ser uma mais-valia para os estudantes universitários que conduzem as atividades, na medida em que estes também aprendem e desenvolvem formas de interação com as crianças num contexto hospitalar.

Acompanhadas por um boneco ou peluche com “dói-dói” e acompanhadas por estudantes de medicina, as crianças percorrem toda a cadeia de uma unidade de saúde simulada, da triagem à farmácia, passando pelo consultório, pelo laboratório e até pelo bloco de cirurgia.

Nesta edição, subordinada ao tema “No Gelo”, o hospital de brincar disponibiliza uma aula que incentiva à prática do exercício físico, dicas sobre socorrismo numa ação promovida pelo Serviço Municipal de Proteção Civil e Bombeiros de Setúbal e pinturas faciais com a animadora infantil Zingarela.

O Autocarro Geração Saudável, com ações de sensibilização e jogos didáticos para o uso responsável de medicamentos, do Laboratório de Farmácia, da Ordem dos Farmacêuticos, e uma área lúdica são outras atividades em destaque.

O projeto “Hospital dos Pequeninos”, que em Portugal já conta com 17 edições, foi iniciado pela EMSA, organização europeia constituída por várias associações de estudantes de medicina.