O propósito da ação é divulgar a utentes dos centros comunitários de Vanicelos, dia 5, e de Santa Maria da Graça, 6, a importância do trabalho desenvolvido num arquivo com dois quilómetros de artigos que fazem a história da cidade, bem como revelar algumas das técnicas utilizadas no processo de preservação e conservação de documentos.

Nesta iniciativa, da Câmara Municipal de Setúbal, os visitantes acompanham, numa primeira etapa, o circuito do documento, que engloba a fase da incorporação/transferência da documentação, até à sua disponibilização e consulta pelo público. Num segundo momento, é realizado o circuito do utilizador, que compreende a fase da receção dos documentos até à sala de leitura.

A atividade oferece, ainda, a oportunidade de os visitantes se tornarem, por breves minutos, verdadeiros arquivistas, participando no atelier “Kit do Arquivista”, no qual tomam contacto com os materiais usados pelos técnicos na preservação dos documentos.

Paralelamente à visita ao Arquivo Municipal de Setúbal, localizado nos Paços do Concelho, o grupo é convidado a conhecer outros espaços do edifício, como a Sala do Município e o Salão Nobre.

Esta iniciativa realiza-se no âmbito do projeto “Por detrás de…”, promovido pela Autarquia com o objetivo de dar a conhecer à comunidade local espaços menos acessíveis.

O Arquivo Municipal recebe, também no dia 6, de manhã, a visita da turma do 12.º ano do Curso de Animação Sociocultural da Escola Secundária D. Manuel Martins, para dar a conhecer as atividades socioeducativas desenvolvidas pelo projeto AnimArq, que sensibiliza crianças e jovens para a importância dos livros e dos documentos na construção da identidade e história local.

O Arquivo Municipal de Setúbal promove um conjunto de atividades ocupacionais lúdicas e pedagógicas para crianças, jovens e idosos. Mais informações disponíveis através do telefone 265 541 500 ou do endereço eletrónico arquivo@mun-setubal.pt.