21° Céu limpo

O Gabinete de Gestão, Requalificação Imagem Urbana (GARU) assume-se como o principal gestor da imagem urbana do concelho, embora determinados projetos e intervenções que respeitem o mesmo objetivo possam ser desenvolvidos por outros serviços municipais, inclusivamente através de parcerias com entidades externas à autarquia.

Entende-se por Imagem Urbana a forma como se percebe, vê e vive a cidade e as suas partes constituintes, nomeadamente o espaço público, os caminhos, os limites urbanos, os bairros, os pontos nodais e os marcos ou pontos notáveis.

O GARU promove e propõe a reabilitação/requalificação da imagem urbana do espaço público do concelho de Setúbal, tendo os seguintes eixos estruturantes como base de trabalho:

Apresentação de propostas de reconversão e do estabelecimento de novos usos e novas tipologias no espaço público

Levantamento do estado de manutenção do mobiliário urbano, gestão de necessidades e reordenamento da distribuição no território. Entre os exemplos de mobiliário urbano encontram-se bancos, floreiras, mesas, bebedouros, abrigos de passageiros, suporte de bicicletas, pilaretes ou placas direcionais

Identificação de potenciais espaços inseridos nos aglomerados urbanos para a elaboração de propostas urbanísticas/arquitetónicas/paisagísticas e compatibilização entre os objetivos das freguesias e da Câmara Municipal de Setúbal para os espaços expectantes

Identificação das estruturas existentes, levantamento do seu estado de manutenção e propor novas indicações. Gestão do dossier JCDecaux.

Serviço executado por prestação de serviços à autarquia e que visa uma melhor gestão do espaço público ocupado por viaturas em fim de vida

Gestão e manutenção do mobiliário e infraestruturas aos parques infantis municipais, incluindo vistorias aos equipamentos e apresentação de novos parques

Gestão e parecer técnico sobre pedidos de ocupação temporária de via pública, tais como ações de marketing, vendas pontuais/sazonais, exposição de viaturas, filmagens, rastreios, peditórios

Projeto criado com a finalidade de sensibilizar proprietários de imóveis para a importância da imagem urbana, munindo-os, gratuitamente, de ferramentas que permitam eliminar inscrições que estejam a sujar as paredes externas dos edifícios ou mobiliário urbano. Mais informações na página dedicada ao projeto. A coordenação e monitorização da entrega dos kits de pintura e limpeza é feita pelo GARU. Inscrições através  do endereço de correio eletrónico garu@mun-setubal.pt. Mais informações na página Vamos Apagar os Gatafunhos.

Gestão do projeto de continuidade “Eu vi perto de mim”, destinado a sensibilizar e a motivar os funcionários da Câmara Municipal de Setúbal para a importância de estarem atentos aos elementos urbanos os rodeiam no concelho e que podem precisar de reparação ou alteração.

Setúbal Recicla Antenas

Campanha da autarquia destinada a melhorar a paisagem urbana e a aumentar a segurança de pessoas e bens, através da qual os munícipes podem requerer um serviço gratuito de remoção de antenas e parabólicas instaladas em telhados. O trabalho é executado por uma equipa de operacionais da Companhia de Bombeiros Sapadores de Setúbal, que, depois de uma vistoria inicial, procedem à retirada dos equipamentos obsoletos sem que os particulares tenham de suportar qualquer custo na operação. A campanha teve início a 21 de dezembro de 2017 e já contribuiu para a remoção de mais de uma centena e meia de antenas do horizonte urbano de Setúbal. Mais informações através do telefone 265 739 330 ou do endereço gapc@mun-setubal.pt. Formulário para agendamento de remoção de antenas disponível nesta ligação.

Mais informações

Gabinete de Gestão, Requalificação e Imagem Urbana
Edifício Sado
Rua Acácio Barradas, n.º 27
2.º Piso – Sala 10

Horário de atendimento
Dias úteis, de segunda a sexta-feira
Das 09h00 às 12h30 e das 14h00 às 17h30

Contactos
Telf.: 265 541 500
garu@mun-setubal.pt