15° Nublado
Festival Expressarte - cerimónia de abertura

A arte com fins inclusivos está em destaque no Festival ExpressArte, encontro que dá a conhecer projetos artísticos que envolvem pessoas portadoras de deficiência, a decorrer até 4 de dezembro em formato online e em espaços culturais da região de Setúbal.


O XXI Festival ExpressArte – Encontro de Expressões Artísticas foi apresentado no dia 3, no Fórum Municipal Luísa Todi, em Setúbal, numa cerimónia com as participações do vereador da Cultura, Desporto, Direitos Sociais e Juventude da Câmara Municipal, Pedro Pina, do presidente da APPACDM de Setúbal, José Maria Salazar, e do presidente da Junta de Freguesia de São Sebastião, Nuno Costa.

Organizado pelo Clube de Animação Jovem da APPACDM – Associação Portuguesa de Pais e Amigos do Cidadão Deficiente Mental de Setúbal, com o apoio do município, entre outras instituições, o ExpressArte junta associações de apoio a pessoas portadoras de deficiências e grupos de teatro e dança que desenvolvem técnicas artísticas com finalidades terapêuticas, de diversão e inclusão social.

O festival decorre este ano num contexto diferente, em face da pandemia de Covid-19, com a maioria das atividades em formato online mas a manter a sua essência de promoção do trabalho artístico criado e desenvolvido por portadores de deficiência como forma de facilitar a inclusão.

Na apresentação no Fórum Luísa Todi, foi possível perceber a dinâmica criada para este ano, com as apresentações das Respostas Sociais da APPACDM e as performances de Dylantino, GATEM – Espelho Mágico e de Mauro Gusmão, que animou com música a tarde.

O programa da edição deste ano do Festival ExpressArte – Encontro de Expressões Artísticas contempla, entre 2 de novembro e 4 de dezembro, um leque iniciativas e atividades de música, dança, teatro, poesia, cinema e workshops – online e presenciais –, em valências da APPACDM e em equipamentos de Setúbal. As ações decorrem também em vários espaços de Palmela, Moita, Montijo e Sesimbra, os outros concelhos associados ao evento.

O ExpressArte contempla ainda ciclos de arte, com exposições e expressões artísticas inclusivas, e o desafio “Arte nas Escolas”, lançado pela organização à comunidade escolar.

A 3 de dezembro, Dia Internacional das Pessoas com Deficiência, o ExpressArte partilha arte inclusiva num espetáculo único e multidisciplinar no Fórum Luísa Todi, que concentra, nesta edição, aquilo que costuma decorrer em registo alargado.

A partir das 21h00, o Grupo de Teatro Puzzle, do Clube Animação Jovem da APPACDM de Setúbal, apresenta, em estreia absoluta, o projeto com música, teatro, dança, cinema e poesia “O Preconceito Conceituado”, seguido de um miniconcerto com Et To Michel e Zé Zambujo.

Mais informações podem ser consultadas no facebook da ExpressArte  ou pedidas através do contacto 910 784 385 ou do e-mail caj@appacdm@gmail.com 

 

Notícias Relacionadas

Festival de talentos expressa arte

Projetos artísticos que envolvem pessoas portadoras de deficiência estiveram em destaque, ao longo de um mês, no XXI Festival ExpressArte – Encontro de Expressões Artísticas, realizado em formato digital e em vários equipamentos de Setúbal.

4 Dezembro, 2020