Clube de Leitura de Verão 2019

A Câmara Municipal de Setúbal promove o I Encontro Nacional de Serviços Educativos de Bibliotecas e Museus, uma iniciativa inédita no país que se realiza no dia 9 de novembro, entre as 09h00 e as 17h00, no Cinema Charlot – Auditório Municipal.


O encontro, organizado pelo município e já com inscrições esgotadas devido às contingências de segurança perante a crise pandémica, visa a reflexão e o debate sobre as ações desenvolvidas pelos serviços educativos de bibliotecas e museus das autarquias.

Passa, igualmente, por dar a conhecer o trabalho realizado, partilhar experiências e reconhecer as diferenças e as convergências entre os vários serviços, reforçando a divulgação dos mesmos junto da população.

O secretariado do I Encontro Nacional de Serviços Educativos de Bibliotecas e Museus começa a receber os participantes a partir das 09h00, trinta minutos antes da abertura oficial do programa.

O primeiro painel de oradores, a decorrer entre as 10h00 e as 10h45, assenta na temática “O Presente e o Futuro: Os Serviços Educativos nas Bibliotecas e Museus”, com moderação de José Luís Catalão, chefe da Divisão de Bibliotecas e Museus da Câmara Municipal de Setúbal.

Este painel conta com a intervenção online de Carla Bandeira, da Câmara Municipal de Gondomar, que apresenta a temática “O Presente e o Futuro: os Serviços Educativos nas Bibliotecas”.

O ponto de vista dos profissionais dos museus é abordado na apresentação “Como é que a gestão do impacte social das instituições culturais contribui para a sua sustentabilidade?”, realizada também por transmissão vídeo através da Internet e conduzida por Gabriela Cavaco, da Câmara Municipal de Almada.

No segundo painel, entre as 10h50 e as 11h10, é apresentado o projeto “Serviços Educativos de Bibliotecas e Museus – Uma realidade positiva – Clube de Leitura de Verão”, pelas técnicas do Serviço Educativo da Biblioteca Pública Municipal de Setúbal Ana Sofia Marques e Mónica Sousa e moderação de Lígia Brito Águas, coordenadora da Divisão de Bibliotecas e Museus da autarquia sadina.

A manhã prossegue com o terceiro painel, apresentado online, entre as 11h15 e as 11h35, do projeto “Percurso pela Coleção/Visita Orientada – História Universal e de Portugal, história social e económica”, por Daniela Viela, do Museu do Dinheiro, com moderação de Lígia Brito Águas.

Entre as 11h40 e as 12h00, o quarto painel do encontro é dedicado à Biblioteca de Alcobaça, na temática “A Capacitação como meio de chegar a bom porto”, que inclui a apresentação do projeto “Ora agora contas tu, ora agora conto eu, ora agora contas tu, contas tu mais eu…”, por César Salazar, diretor da Biblioteca Municipal de Alcobaça, e moderação de Lígia Brito Águas.

 A manhã do I Encontro Nacional de Serviços Educativos de Bibliotecas e Museus termina com um período de debate com o público, entre as 12h00 e as 12h30.

No período da tarde, os trabalhos começam às 14h30, com um painel dedicado ao projeto “Uma panorâmica geral das atividades desenvolvidas – Dificuldades, Dinâmicas e Perspetivas”, a ser apresentado por Rosário Marques e Sónia Rodrigues, do Museu Municipal de Penafiel, e moderado de José Luís Catalão.

Uma apresentação via Internet de Susana Vale, da Biblioteca de Vila Nova de Gaia, a partir das 14h55 e moderada por José Luís Catalão, aborda o tema “Serviço de Leitura Especial- Gaia Inclusiva”.

O projeto “Serviços Educativos na Rede de Museus do Algarve: desafios e mais-valias do trabalho em rede” é o tema do oitavo painel do encontro, a decorrer entre as 15h20 e as 15h40. Apresentado, através de ligação online, por Catarina Oliveira e Susana Araújo, membros do Grupo de Educação da Rede de Museus do Algarve, é moderado por José Luís Catalão e seguido de período de debate público entre as 15h45 e as 16h15.

A partir das 16h20 decorre o período de conclusão dos trabalhos, com intervenções de Lígia Brito Águas e José Luís Catalão.

O encerramento do I Encontro Nacional de Serviços Educativos de Bibliotecas e Museus está agendado para as 17h00.