A iniciativa “Experiências e desafios do Centro de Memórias”, a realizar no Museu do Trabalho Michel Giacometti, com início às 09h30, dá a conhecer o projeto Centro de Memórias, assente no espólio do Arquivo Fotográfico Américo Ribeiro, com a participação de voluntários, que acrescentam informação relevante sobre as imagens antigas, como a identificação de pessoas, lugares e acontecimentos.

Neste âmbito, às 10h00, decorre uma visita ao Museu do Trabalho e à Casa Bocage, onde se encontra instalado o arquivo fotográfico.

Uma hora depois é apresentado “O projeto do Centro de Memórias e a identificação de patrimónios emergentes”, por Maria Miguel e Bruno Ferro.

A temática “As Tardes Interculturais: uma iniciativa com a(s) comunidade(s)” está a cargo de Lucinda Fernandes, às 11h15, a que se segue um período de debate.

À tarde, às 14h30, Isabel Victor apresenta “Experiências e metodologias participativas na área da Museologia”, igualmente seguido de discussão.

Pelas 15h45, são avaliados os trabalhos em curso desenvolvidos pelo Núcleo de Oralidade, Memória e Esquecimento, do MINOM Portugal – Movimento Internacional para uma Nova Museologia, instituição que organiza o encontro em parceria com a Câmara Municipal de Setúbal.

Após uma reflexão final, há uma degustação de conservas de peixe das marcas Nero e Luças, prevista para as 17h30.

As inscrições para participação no encontro devem ser feitas no Museu do Trabalho Michel Giacometti, até ao dia 25, pelo telefone 265 537 880.