A intervenção naquela via localizada entre a Avenida da Europa e a Praça Vitória Futebol Clube, locais já requalificados pela Câmara Municipal de Setúbal, foi dinamizada no âmbito da estratégia de melhoria da imagem urbana da cidade e que procura otimizar, em simultâneo, o esquema de circulação automóvel na urbe sadina.

O novo desenho urbano da Avenida Independência das Colónias inclui passeios mais amplos, que dão primazia ao usufruto público e à circulação pedonal, com uma nova linha de árvores e novos lugares de parqueamento, devidamente enquadrados com a renovada arquitetura da avenida.

Na zona de circulação pedonal localizada no lado nascente foi criada uma via dedicada a bicicletas, que materializa mais um troço da rede ciclável que a Câmara Municipal de Setúbal está a criar, desde a frente ribeirinha e com passagem pelos vários parques verdes, que une várias zonas da cidade.

A otimização do fluxo de tráfego automóvel foi outro dos objetivos da operação de reperfilamento executada naquela via localizada nas imediações do Estádio do Bonfim, mais-valia assegurada com a criação de uma rotunda na interseção entre as avenidas Independência das Colónias, da Europa e Dr. António Manuel Gamito.

Os trabalhos, uma empreitada iniciada em meados de março, incluíram a reabilitação integral dos sistemas de abastecimento de água e de saneamento, à semelhança daquilo que aconteceu noutros arruamentos localizados nas imediações beneficiados recentemente pela autarquia.

Em curso, numa empreitada paralela, está ainda a criação de mais uma bolsa de estacionamento automóvel, criada numa área que ficou disponível após a demolição de um imóvel em ruína e que vem reforçar a capacidade de parqueamento disponível naquela zona de Setúbal.

A Praça Vitória Futebol Clube, a par das avenidas República da Guiné-Bissau e Alexandre Herculano, são outros locais situados nas imediações da Avenida Independência das Colónias nos quais a Câmara Municipal de Setúbal já executou beneficiações urbanísticas.

Em curso está ainda uma empreitada na Avenida Mariano de Carvalho, operação atualmente com trabalhos no subsolo, concretamente ao nível da reabilitação das redes de abastecimento de água e de esgotos, e que posteriormente são alargados à superfície, com ações de reabilitação urbana.