“Esta foi uma obra de grande envergadura que tem de ser brindada”, sublinhou a presidente da Autarquia, Maria das Dores Meira, sobre a empreitada, a qual representa um investimento de cerca de 650 mil euros e um benefício direto para cerca de duas mil pessoas.

O projeto consistiu na aplicação de medidas corretivas nos sistemas de drenagem, nomeadamente na separação das redes das águas residuais domésticas e pluviais, infraestruturas que, anteriormente, em determinadas áreas, eram comuns, o que gerava problemas de escoamento.

A intervenção, liderada pela Câmara Municipal, incluiu a substituição de coletores, um deles, entretanto colocado, de grandes dimensões e que implicou trabalhos de engenharia de elevada complexidade.

A empreitada representou ainda a realização de intervenções ao nível paisagístico, com arranjos de calçadas e arruamentos, sendo esta vertente mais visível na Rua Serra de S. Luís, onde, próximo de um parque infantil, se procedeu à instalação de iluminação pública, arvoredo e variado mobiliário urbano.

Os trabalhos desenvolvidos aumentam a capacidade de recolha, transporte e encaminhamento das águas provenientes do sistema de drenagem pluvial e doméstico, evitando inundações em caso de ocorrência de períodos de chuva intensa.

No beberete realizado no dia 20 participaram, além de vários moradores, a presidente da Câmara Municipal, os vereadores André Martins, Carla Guerreiro e Carlos Rabaçal, bem como o presidente da Junta de Freguesia de S. Sebastião, Nuno Costa.