20° Parcialmente nublado
Requalificação da Rua Júlio Dinis

Está em curso a requalificação da Rua Júlio Dinis, no Bairro Humberto Delgado, que inclui transformações ao nível das acessibilidades pedonal e rodoviária, ampliação do estacionamento automóvel, reabilitação do espaço verde e criação de zonas de lazer.


A obra, que decorre desde o dia 26 de junho, está a ser executada numa parceria entre a Junta de Freguesia de São Sebastião e a Câmara Municipal de Setúbal e vem dar resposta a necessidades identificadas por moradores no âmbito do projeto de participação cidadã “Ouvir a População, Construir o Futuro”.

Uma das alterações já visíveis no terreno é o reperfilamento do desenho urbanístico da Rua Júlio Dinis, transformando-a numa praceta, através da demolição do redondel sobrelevado pré-existente. Esta reconfiguração visa principalmente garantir o acesso rodoviário de emergência e de serviço a todos os edifícios de habitação ali existentes.

A intervenção inclui a requalificação e construção de novos acessos pedonais, mais confortáveis e seguros, os quais ficam interligados com outros percursos existentes noutros arruamentos, de modo a facilitar a mobilidade dentro do bairro.

Está igualmente prevista para aquele local a criação de zonas de estadia, recreio e lazer, com novos equipamentos e mobiliário urbano, pensadas para ir ao encontro das aspirações dos residentes.

No âmbito desta reestruturação será possível ampliar a capacidade de estacionamento automóvel ordenado, com mais 37 lugares.

A reabilitação do espaço verde é outra das ações abrangidas no projeto, nomeadamente a estabilização de taludes, o revestimento vegetal de proteção, a estabilização e a plantação de novos espécimes arbóreos.

O projeto decorre em duas empreitadas, uma lançada pela Junta de Freguesia de São Sebastião, outra pelo município de Setúbal, e em operações realizadas por administração direta, ou seja, com recursos próprios de ambas as autarquias.