A escritora Isabel Stilwell participou na visita guiada ao Convento de Jesus "À volta de D. Manuel - 500 anos depois"

Uma visita guiada ao Museu de Setúbal/Convento de Jesus com a participação da escritora Isabel Stilwell, realizada no dia 19 de dezembro, deu a conhecer curiosidades históricas e características que fazem deste monumento um dos símbolos do estilo manuelino.


A iniciativa “À volta de D. Manuel, 500 anos depois”, organizada pela Câmara Municipal de Setúbal, teve início na Igreja de Jesus, onde a escritora e o chefe da Divisão de Bibliotecas e Museus, José Luís Catalão, contaram aos participantes a história da fundação do Convento, em 1490, por Justa Rodrigues, ama de D. Manuel I.

Foram também destacados os aspetos que fazem deste templo o primeiro exemplo de igreja-salão erguida em Portugal, que serviu de ensaio para a construção do Mosteiro dos Jerónimos, em Lisboa, igualmente projetado pelo arquiteto Diogo Boitaca.

A visita seguiu para o interior do Convento de Jesus, com passagens pelos Claustros, Cerca Pequena e Sala do Capítulo e término no Coro Alto, local onde a escritora de romances históricos Isabel Stilwell realizou uma sessão de autógrafos do livro “D. Manuel I – Duas irmãs para um rei”.

No âmbito do trabalho de pesquisa para esta obra, a escritora solicitou ao município de Setúbal uma imagem de Justa Rodrigues, a qual consta do livro, publicado em julho.