Futura | 15.ª Festa do Cinema Italiano

A Festa do Cinema Italiano está de regresso a Setúbal com uma seleção de filmes, em exibição nos dias 1, 2, 3 e 4 de abril, a preço reduzidos, no Cinema Charlot – Auditório Municipal.


A 15.ª edição do evento organizado pela Associação Il Sorpasso, a decorrer em abril e maio em mais de uma dezena de cidades portuguesas, proporciona uma programação diversificada, com cinema de realizadores novos e também consagrados, para divulgar e enaltecer a sétima arte produzida em Itália.

Em Setúbal, a cinematografia italiana faz a festa, como habitualmente, no Cinema Charlot – Auditório Municipal, com a exibição de sete filmes, em vários géneros, da comédia ao drama, da ficção ao documentário, ao longo de quatro dias.

O diretor da Festa do Cinema Italiano, Stefano Savio, salienta que o público setubalense tem ao dispor um programa “muito interessante e equilibrado, assente naquela que é a filosofia do evento, ou seja, um cinema mais de autor que vem dos grandes festivais internacionais”.

Em Setúbal, o certame, organizado localmente com a município, começa a 1 de abril, às 21h30, com o documentário “Futura, ou o que está por vir”, de Pietro Marcello, Francesco Munzi e Alice Rohrwacher, que faz um retrato da juventude italiana dos últimos anos.

No dia 2, é apresentado outro documentário, “Modigliani – O Pintor Maldito”, de Valeria Parisi, às 16h00, e a comédia “Una Famiglia Mostruosa”, de Volfango De Biasi, às 21h30.

A 15.ª edição da Festa do Cinema Italiano reserva a 3 de abril, sessões cinematográficas em dose tripla no Charlot, com “Napoleão – Em nome da Arte”, de Giovanni Piscaglia, às 15h00, “L’arminuta”, de Giuseppe Bonito, às 18h00, e “America Latina”, dos irmãos Damiano e Fabio D’Innocenzo, às 21h30.

A programação em Setúbal completa-se com a exibição, dia 4, às 21h30, de “Os Predadores”, de Pietro Castellitto, uma “comédia grotesca sobre a atual situação social de Itália”, descreve o diretor da Festa do Cinema Italiano.

Em Setúbal, o festival apresenta sete filmes no Cinema Charlot – Auditório Municipal, com sessões a três euros para o público em geral e a dois para menores de 25 anos e maiores de 65. Há também um passe especial, por seis euros, que dá acesso a todas as sessões.

A 15.ª Festa do Cinema Italiano, a decorrer entre 1 de abril e 28 de maio, está também em Lisboa, Cascais, Porto, Coimbra, Viseu, Penafiel, Alverca, Beja, Aveiro, Caldas da Rainha, Almada e Lagos, além de Setúbal, cidade onde marca presença regular desde 2017.

“Setúbal é uma cidade muito importante para a Festa do Cinema Italiano. Temos conseguido, nos últimos anos, cativar e criar um público fiel, como resultado de uma programação atrativa e de qualidade. Por isso, mantemos a aposta em programar na cidade”, destaca o diretor da Festa do Cinema Italiano, Stefano Savio.

A programação completa da 15.ª Festa do Cinema Italiano, a par de informações mais detalhadas dos filmes em exibição nas várias secções, incluindo uma de competição, que integram o evento cultural, podem ser consultadas na página oficial.