Io Leonardo

Uma antestreia e homenagens ao cineasta Federico Fellini e ao pintor Leonardo da Vinci são as propostas, em Setúbal, da 13.ª edição da Festa do Cinema Italiano, que decorre entre os dias 5 e 8 de novembro, no Cinema Charlot – Auditório Municipal.


A mostra, a realizar em mais de 16 cidades portuguesas, entre 4 a 29 de novembro, proporciona antestreias de filmes que depois passam no circuito normal de exibição, documentários e longas-metragens, com sessões a preços reduzidos que enaltecem a qualidade da cinematografia vinda de Itália.

Nesta 13.ª edição, o certame, uma organização da Associação Cultural II Sorpasso, com diversas parcerias, comemora o centenário do nascimento do realizador italiano Federico Fellini, com a exibição de obras inéditas e reposição de alguns dos seus maiores clássicos.

Em Setúbal, a Festa do Cinema Italiano, organizada localmente com a parceria da autarquia, apresenta sete filmes no Cinema Charlot – Auditório Municipal, com sessões a 2,5 euros para o público em geral e a dois euros para menores de 25 anos e maiores de 65. Há também um passe especial, a cinco euros, que dá acesso a todas as sessões.

“Figli”, de Giuseppe Bonito, protagonizada por Stefano Fresi, Valerio Mastandrea e Paola Cortellesi, sobre as peripécias do quotidiano de um casal com a chegada do segundo filho, é a comédia que abre a festa em Setúbal, a 5 de novembro, às 20h30.

Segue-se, no dia 6, também às 20h30, “Ma cosa ci dice il cervello”, comédia de Riccardo Milani, com Paola Cortellesi, Stefano Fresi e Vinicio Marchioni, sobre a história de uma agente secreta que se reencon0tra, em plena caça a um terrorista, com amigas de escola.

A 7 de novembro, pelas 18h00, a Festa do Cinema Italiano mostra, em sessão especial de homenagem a Leonardo da Vinci, o documentário “Io, Leonardo”, de Jesus Garces Lambert, com Angela Fontana, Francesco Pannofino, Luca Argentero e Massimo De Lorenzo no elenco.

No mesmo dia, às 20h30, está programada mais uma comédia, “10 Giorni senza mamma”, um retrato da vida de uma mãe de três filhos, exausta, que decide tirar férias de dez dias e deixar o marido a tratar de tudo, com autoria de Alessandro Genovesi e interpretações de Fabio De Luigi, Valentina Lodovini, Angelica Elli e Bianca Usque.

A celebração, em Setúbal, dos cem anos do nascimento do cineasta Federico Fellini inclui para o último dia, a 8, às 15h30, a exibição de um dos seus grandes clássicos, “La Strada”, que acompanha a vida de uma rapariga pobre, vendida a um artista ambulante.

Segue-se, às 18h00, “Bangla”, primeira obra de Phaim Bhuiyan, de que também é protagonista, ao lado de Carlotta Antonelli e Simone Liberati, sobre um jovem do Bangladesh que se apaixona por uma italiana, o que colide com as tradições do seu país.

O encerramento da mostra anual de cinema italiano em Setúbal faz-se às 20h30 com “Il Campione”, de Leonardo D’Agostini, com Stefano Accorsi, Andrea Carpenzano e Massimo Popolizio no elenco, sobre a relação de um talentoso, mas indisciplinado futebolista com o tutor.

A Festa do Cinema Italiano começa no dia 4 em Lisboa e passa depois, até 29 novembro, por Porto, Cascais, Setúbal, Penafiel, Alverca, Aveiro, Coimbra, Beja, Caldas da Rainha, Loulé, Viseu, Tomar, Almada, Ponta Delgada, Angra do Heroísmo e Graciosa.

Mais informações sobre o evento podem ser obtidas em https://www.festadocinemaitaliano.com/.

Cravo. 25 de Abril

COMEMORAÇÕES DO 25 DE ABRIL

TRANSMISSÃO EM DIRETO
DA SESSÃO SOLENE DA ASSEMBLEIA MUNICIPAL

25 de Abril . 10h00 . Fórum Municipal Luísa Todi

Cravo. 25 de Abril