Setúbal Bay 2022

As condições de excelência de Setúbal para as grandes competições náuticas foram destacadas a 28 de maio pelo vereador Pedro Pina no arranque da Taça do Mundo de Natação em Águas Abertas, prova ganha por Gregorio Paltrinieri e Ana Marcela Cunha.


“É a afirmação inequívoca de Setúbal e do rio Sado como capital da natação em águas abertas”, afirmou o vereador com o pelouro do Desporto na Câmara Municipal de Setúbal, Pedro Pina, esta tarde, na etapa inaugural da FINA Marathon Swim World Series, com provas hoje e amanhã a partir do Parque Urbano de Albarquel.

A “Setúbal Bay 2022”, maratona aquática de dez quilómetros que resulta de uma organização conjunta da Federação Internacional de Natação, Federação Portuguesa de Natação e Câmara Municipal de Setúbal, foi ganha, na vertente masculina, pelo italiano Gregorio Paltrinieri.

O nadador transalpino esteve nos lugares cimeiros ao longo de toda prova e conquistou em Setúbal, com o tempo de 1h53m45s, a primeira vitória de sempre numa etapa da Taça do Mundo das Águas Abertas, ao vencer ao sprint, com apenas dois segundos de diferença, o compatriota Domenico Acerenza.

A “squadra azzura” dominou a etapa sadina da Taça do Mundo ao colocar sete nadadores no top-10 da prova, incluindo um segundo lugar, com o atleta Domenico Acerenza a terminar com o tempo de 1h53m47s. Em terceiro ficou o húngaro Kristof Rasovszky, com 1h53m52s.

A competição, com quatro dezenas de nadadores masculinos em prova, contou com uma representação portuguesa, os nadadores Tiago Campos, classificado na 21.ª posição, com o tempo de 1h57m49s, e Diogo Cardoso, no 34.º lugar, ao terminar os dez quilómetros em 2h01m54s.

Na prova feminina, as águas do Sado foram conquistadas pela brasileira Ana Marcela Cunha, atual campeã olímpica da natação em águas abertas, ao terminar a maratona aquática de dez quilómetros no primeiro lugar com o tempo de 2h09m30s, também ao sprint e com apenas menos dois segundos que a segunda classificada.

A neerlandesa Sharon Van Rouwendaal, em 2h09h32s, ficou com o segundo lugar do pódio da etapa de Setúbal da FINA Marathon Swim World Series, enquanto a alemã Leonie Beck arrebatou o terceiro lugar, com uma diferença a milésimas de segundo na passagem pela meta aquática.

Com a participação de perto de três dezenas de atletas, a competição feminina contou, tal como nos homens, com uma representação portuguesa, a “veterana” Angélica André, no 12.º lugar com o tempo de 2h11m10s, e a jovem Mariana Mendes, que terminou na 22.ª posição ao completar o circuito em 2h28m57s.

A participação portuguesa na “Setúbal Bay 2022”, assinalou o presidente da Federação Portuguesa de Natação, António Silva, “atesta a evolução e o caminho que está a ser desenvolvido pela federação Portuguesa de Natação na vertente de formação nas águas abertas”.

O dirigente, que tem também a presidência da Liga Europeia de Natação, enalteceu ainda o facto de Setúbal acolher duas provas internacionais de águas abertas no espaço de uma semana. “Representa um valor acrescido para Setúbal e Portugal, a evolução que tem acontecido e o reconhecimento da capacidade organizativa.”

A 29, o desafio nas águas do Sado é abraçado por nadadores numa nova competição – de estafeta de equipas mistas – na distância de seis quilómetros, feita igualmente em circuito aquático defronte do Parque Urbano de Albarquel, a partir das 15h30, com quatro voltas de 1500 metros.

Depois da etapa setubalense, a maior competição internacional da natação em águas aberta viaja Paris, para a realização da segunda etapa da prova, a realizar de 9 e 10 de julho, a qual funciona como uma antevisão para os Jogos Olímpicos a realizar em 2024 na capital francesa.

Do continente europeu para o americano, a FINA Marathon Swim World Series 2022 avança para mais duas etapas, a terceira, de 26 a 28 de agosto, vai até Lac Mégantic, no Canadá, um dos locais emblemáticos da competição, a que se segue a quarta etapa em Fajardo, Porto Rico.

A elite da natação em águas abertas completa o circuito mundial em território asiático, com a quinta e derradeira etapa da maratona aquática na distância de dez quilómetros que desafia tanto a destreza física como mental dos nadadores a ser disputada de 11 e 12 de novembro em Eilat, Israel.

A cidade sadina está na rota da natação internacional das águas abertas há largos anos e, este ano, além da Taça do Mundo, com provas masculinas e femininas realizadas estas tarde, e uma competição de estafetas mistas, amanhã, recebe no próximo fim de semana um inédito Campeonato da Europa de Juniores em Águas Abertas.

“Mais um ano, mais uma etapa do mundial das águas abertas, esta edição com honras de abertura do circuito, com um leque de nadadores de elite, masculinos e femininos, que continua a afirmar o rio Sado como equipamento desportivo de excelência para esta disciplina da natação”, reforçou o vereador Pedro Pina.

A consolidação da cidade enquanto palco privilegiado para as águas abertas é, este ano, reforçado com a realização de mais uma competição internacional. “Vamos ter em Setúbal o Campeonato da Europa de Juniores em Águas Abertas, que acontece pela primeira vez em Portugal.”

A prova, denominada LEN European Junior Open Water Championships, realiza-se nos dias 3, 4 e 5 de junho. O autarca falou num “grande orgulho em receber esta importante prova europeia que atesta capacidade organizativa do município, em particular num ano marcado pelo retomar da atividade desportiva”.