A obra, em reedição revista e acrescentada do escritor, presidente da Sociedades Portuguesa de Autores, com mais de três dezenas de coletâneas poéticas e de sessenta títulos para crianças e jovens publicados, foi editada por Manuel Fonseca, da Guerra e Paz, com apoio da Câmara Municipal de Setúbal.

José Jorge Letria procurou neste livro de 140 páginas realçar aspetos ligados à vida e obra do poeta Bocage, como a perseguição política, a censura eclesiástica e os amores e desamores.

O autor leu dois sonetos de Bocage às cerca de setenta crianças da EB da Bela Vista e da EB de Aranguez que participaram no evento literário, como “Já Bocage não sou!… À cova escura / Meu estro vai parar desfeito em vento / Eu aos céus ultrajei! O meu tormento / Leve me torne sempre a terra dura”, escrito antes de morrer.

Na apresentação da obra “Já Bocage não sou”, em que participou a presidente da Câmara Municipal de Setúbal, Maria das Dores Meira, e o vereador da Cultura, Pedro Pina, o escritor esteve à conversa com o público, respondendo a perguntas colocadas na ocasião.

“Bocage era um homem da mudança, da rutura, da conflitualidade e da redescoberta das coisas”, referiu José Jorge Letria. “Ele foi procurando na boémia, na noite, nos excessos e no álcool a paz que a literatura não lhe dava.”

A apresentação do livro, promovida entre a autarquia e a editora Guerra e Paz, no âmbito das Comemorações dos 250 Anos do Nascimento de Bocage, a decorrer ao longo de um ano em Setúbal, integra o programa de reabertura da requalificada Biblioteca Pública Municipal, composto por diversas iniciativas.

Seguiram-se a inauguração da exposição “Do Riso ao Juízo: as Fábulas de Bocage”, da Escola Artística António Arroio, patente até 3 de maio, e o apontamento musical “Ensemble de Guitarras e Piano”, pelo Conservatório Regional de Setúbal.

O programa inclui ainda, a partir das 21h00, a “Noite de Poesia – Vem dizer um Poema…”, tertúlia de leitura de poemas conduzida por António Manuel Ribeiro e pela Casa da Poesia, e Serafim, o contador de histórias.

Cravo. 25 de Abril

COMEMORAÇÕES DO 25 DE ABRIL

TRANSMISSÃO EM DIRETO
DA SESSÃO SOLENE DA ASSEMBLEIA MUNICIPAL

25 de Abril . 10h00 . Fórum Municipal Luísa Todi

Cravo. 25 de Abril