Os 15 elementos do Toquivozes, entre vozes e instrumentos, como violas, cavaquinhos e bombos, iniciaram o encontro, na entrada dos Paços do Concelho, a desejar um Bom Ano a cantar as Janeiras.

Três temas foram interpretados pelo grupo musical de Azeitão que finalizou a atuação com o tema “Natal dos Simples”, de José Afonso, a que assistiram, entre funcionários da Autarquia e público, os vereadores André Martins e Pedro Pina.

Antes de se ouvirem três modas de cante, dedicadas ao Alentejo, ao Menino e às Janeiras, fez-se um minuto de silêncio em homenagem a um dos elementos do Grupo Coral Alentejano “Amigos do Independente” que faleceu no dia 25 de dezembro.

Em nome do grupo coral, um dos elementos agradeceu publicamente à Câmara Municipal de Setúbal a “forma digna com que se fez representar” no funeral, através do vereador do pelouro da Cultura, Pedro Pina, e da chefe da divisão de Cultura, Ana José Carvalho, num “momento tão difícil” e “em que o grupo e o cante alentejano ficaram mais pobres”.

A tradição do Dia de Reis cumpriu-se, como salientou o vice-presidente e vereador André Martins, com “momentos de encanto numa iniciativa simples mas muito significativa e importante” ao mesmo tempo que se vive uma fase tão difícil.

André Martins referiu que a iniciativa é um exemplo da “diversidade cultural do concelho”, representada pela atuação dos dois grupos, um de Azeitão e outro de Setúbal, da freguesia de S. Sebastião.

“Estamos disponíveis para fazer, junto do movimento associativo, o que está ao nosso alcance para que venham dias melhores”, mencionou, apelando ao “espírito de solidariedade e à disponibilidade para dignificar e criar melhores condições no concelho”.

O final do encontro fez-se com bolo-rei e moscatel.