O evento realizou-se no âmbito do programa da Semana do Mar 2015, que decorreu entre os dias 20 e 27 em Setúbal, numa organização da Autarquia e da APSS – Administração dos Portos de Setúbal e Sesimbra.

Além de Maria das Dores Meira e do almirante Macieira Fragoso, estiveram presentes no serão a bordo do Sagres o presidente da APSS, Vítor Caldeirinha, e o presidente da Aporvela, João Lúcio Lopes.

“Somos uma cidade que vive do mar e para o mar. Uma cidade que se abre cada vez mais ao seu rio”, sublinhou a presidente da Câmara Municipal numa intervenção realizada no desfecho do evento.

Maria das Dores Meira reforçou que o concelho está cada vez mais orientado para o Sado, com os munícipes e os visitantes a reconheceram a cidade como “uma urbe que finalmente convive com mais alegria e prazer com o seu rio, que vê mais mar e cumpre, na plenitude, a sua milenar vocação marítima”.

O chefe do Estado-Maior da Armada, almirante Macieira Fragoso, sublinhou a importância da Marinha no contexto nacional e, em particular, o papel do navio Sagres como representante do País no mundo.

Macieira Fragoso destacou, ainda, a importância de parcerias como a desenvolvida entre a Câmara Municipal e a APSS na organização de um evento com as características da Semana do Mar.

No âmbito da Semana do Mar 2015, Setúbal acolheu os navios Sagres e o Creoula, ambos da Marinha, e a caravela Santa Cruz, da Aporvela. O programa envolveu igualmente provas gastronómicas, batismos de mar na lancha Orion, da Marinha, um seminário internacional sobre cruzeiros e um seminário sobre emprego e formação na área naval.

A Semana do Mar 2015 incluiu, ainda, uma exposição sobre tradições de pesca e o circuito do pescado, visitas guiadas por pescadores a edifícios ligados à atividade piscatória e uma regata.