Dia da Cultura do Japão

O Dia da Cultura do Japão, que decorreu a 18 de junho na Casa da Baía, permitiu aos setubalenses fazerem uma viagem ao extremo oriente sem saírem da cidade, com grande participação nas diversas atividades propostas.


No passeio da Avenida Luísa Todi em frente à Casa da Baía, o palco, o tatami, as diversas bancas e a decoração com lanternas japonesas e koinoboris – bandeiras insufláveis em forma de carpas com que os nipónicos celebram o Dia dos Meninos – atraíram grande número de pessoas, que tornaram os diversos workshops muito participados.

A iniciativa, que se seguiu a outras relativas às culturas coreana e húngara, foi promovida pela Câmara Municipal de Setúbal, com a Associação Cultural Novas Ideias e a Embaixada do Japão, no âmbito de um programa municipal que tem como objetivo divulgar os costumes e a cultura de outros países.

Com mais de duas dezenas de atividades no exterior e interior da Casa da Baía, e iniciado com a abertura de um barril da bebida tradicional saqué, o Dia da Cultura do Japão contou com a presença da vereadora da Câmara Municipal de Setúbal Rita Carvalho, do conselheiro da Embaixada do Japão, Yasuhiro Mitsui, e do presidente da Associação Cultural Novas Ideias, Fernando Cruz.

Entre as 10h00 e as 20h00, contou com vários workshops, dos origamis à caligrafia e à língua japonesa, gastronomia tradicional, experimentação de quimonos, demonstrações das artes marciais karaté e sumo ou um desfile de cosplay, em que o vestuário dos participantes é inspirado nas séries japonesas de banda desenhada Anime e Mangá.

Os sons japoneses também marcaram presença, com o músico Hibiki Ichikawa a interpretar tsugaru shamisen, estilo musical tocado com um instrumento de três cordas com o mesmo nome, e a cantora Akari Mochizuki a fazer uma apresentação da canção típica popular enka.

As pessoas começaram a participar em grande número logo desde as 10h00, manifestando forte interesse nas várias atividades, com destaque para os workshops de origami e caligrafia e para a experimentação de quimonos.

No exterior, várias bancas divulgavam a gastronomia e outros produtos alimentares do país oriental, os livros de Mangá e, até, pranchas de skate com motivos japoneses pintadas pelo setubalense Nuno Oliveira, que ofereceu uma decorada com desenhos relacionados com Setúbal e a Arrábida ao conselheiro da Embaixada, Yasuhiro Mitsui.

Este programa municipal para divulgação dos costumes e das culturas de outros países junto dos setubalenses, com atividades na Casa da Baía, já dinamizou, a 14 de outubro de 2021, o Dia da Cultura Coreana e, mais recentemente, a 14 de maio, o Dia da Cultura Húngara.