25° Céu limpo
Obras Bairro Afonso Costa

O Jardim do Bairro Afonso Costa está a ser alvo de uma intervenção, realizada pela Junta de Freguesia de São Sebastião, em parceria com a Câmara Municipal de Setúbal, que consiste na instalação de um conjunto de equipamentos, recuperação de estruturas, melhoria de acessibilidades e requalificação do parque lúdico infantil.


O projeto de requalificação daquele espaço de lazer, aprovado pelos moradores do Bairro Afonso Costa numa reunião descentralizada realizada em maio de 2019, na presença do presidente da Junta de Freguesia de São Sebastião e do vereador das obras municipais da Câmara Municipal de Setúbal, Carlos Rabaçal, está a mudar a face daquele jardim.

Iniciadas em junho, as intervenções, executadas pela Junta de Freguesia de São Sebastião, ao abrigo do Contrato Interadministrativo celebrado com o município, contemplaram a instalação de duas pérgulas de sombreamento, de duas mesas de piquenique, com quatro cadeiras cada uma, de um bebedouro, de cinco aparelhos de ginástica e de um suporte para estacionamento de bicicletas.

No âmbito deste projeto, os serviços operacionais da junta de freguesia procederam, na última semana, à deslocalização dos bancos de jardim preexistentes para uma zona mais aprazível, aproveitando a sombra das árvores. Com vista à beneficiação das acessibilidades, foram instalados pilaretes junto ao estacionamento automóvel e assentadas lajetas na zona relvada, alinhadas com o caminho usado pelos transeuntes, junto à escola.

O equipamento lúdico infantil foi também abrangido pelo projeto, com a substituição integral do flexipiso e a colocação de novos brinquedos, em parceria com os serviços camarários.

A obra inclui ainda a recuperação de muros, muretes, varandins e outras estruturas presentes naquele espaço, assim como o reforço da iluminação e a substituição das antigas luminárias por LED.

Este conjunto de transformações vão permitir um melhor usufruto daquele espaço, com mais conforto e atratividade, indo ao encontro das expectativas da comunidade e da Associação de Moradores do Bairro Afonso Costa que reivindicavam uma área com melhores condições para poderem desenvolver atividades socioculturais, desportivas, ambientais e de apoio a projetos de reabilitação urbana.

A junta de freguesia perspetiva ainda, para 2021, o lançamento de uma hasta pública para construção e exploração de um quiosque que apoie a regeneração urbana daquele espaço, tal como aconteceu no Jardim de Monte Belo Sul.