O certame, organizado pela Câmara Municipal de Setúbal em parceria com a Sociedade Musical Capricho Setubalenses e a associação Experimentáculo, promove na cidade sadina diferentes concertos ao vivo de músicos profissionais de jazz, mas também proporciona a realização de várias jam sessions de interação entre intérpretes que constam no cartaz e outros músicos de âmbito amador.

O festival decorre nos dias 22, 23, 29 e 30, repartindo-se as atuações entre a Casa da Cultura e as instalações da Capricho Setubalense.

O Quarteto Guida Palma, com a vocalista acompanhada de Luís Filipe Martins, no contrabaixo, Luís Barrigas, nas teclas, e Sérgio Caldeira, na bateria, abre o programa do certame, dia 22, às 22h00, na Capricho Setubalense.

Logo a seguir, pelas 23h30, sobe ao palco Flyby Nauta, também um quarteto, que aposta no improviso. O conjunto é constituído por André Barbosa, saxofone, Rogério Nunes, piano, Sérgio Fiúza, baixo, e Miguel Moreira, bateria.

No dia 23 os espetáculos decorrem no Café das Artes da Casa da Cultura, com a primeira atuação, às 22h00, entregue a Búfalo Sentado, com início às 22h00.

O primeiro fim de semana do Círculo de Jazz termina com o concerto, a partir das 23h30, do Quarteto César Cardoso. Além do saxofonista tenor que dá o nome ao grupo, sobem ao palco Bruno Santos, guitarra, Demian Cabaud, contrabaixo, e André Sousa Machado, bateria.

O coletivo de roots folk contemporâneo é formado por Diogo Andrade, na bateria, Xico Santos, no baixo elétrico e contrabaixo, Daniel Neto, na guitarra elétrica, e Miguel Soares, voz e guitarra acústica.

A atuação de folk e country de Gipsy Rufina dá início ao segundo fim de semana do certame, no dia 29, às 21h30, na Capricho Setubalense.

A noite prossegue, às 22h15, no mesmo local, com o concerto de alunos da Big Band do Hot Clube de Portugal, terminando o serão com Miguel Amado Group, com o contrabaixista a conduzir o quinteto constituído por André Fernandes, na guitarra, Ruben Alves, no piano, Vicky, na bateria, e João Moreira, no trompete.

O cartaz do último dia do 5.º Círculo de Jazz, a 30 de janeiro, reserva, também para a Capricho Setubalense, a partir das 21h30, Grutera, projeto acústico do guitarrista Guilherme Efe.

Nelson Cascais and the Reeboppers é o espetáculo que se segue, às 22h15, com The Drowning Bride, de Ana Figueiras, voz e guitarra, e João Sousa, clarinete, metalofone e percussão, a encerrar o certame, num concerto que tem início previsto para as 23h30.

Os bilhetes para os concertos custam três euros. O passe de acesso a todas as atuações do festival, com uma dezena de espetáculos, custa apenas dez euros.