11.º Círculo de Jazz Fest | Dixit

Um concerto na Casa da Cultura e uma arruada pela Baixa, a 19 de fevereiro, ambos a cargo dos Dixit, dão música à cidade em mais dois eventos da 11.ª edição do Círculo de Jazz Fest.


Na Casa da Cultura, às 11h00, há um concerto pedagógico com os Dixit, formação clássica de jazz em que os instrumentos de sopro estão unidos na interpretação de temas deste género musical e do espetro da música tradicional do mundo, com ritmos portugueses e da América Latina. A entrada é livre.

Igualmente no dia 19, pelas 16h00, a mesma formação musical, a qual se apresenta com um elenco fixo formado por clarinete, saxofone, trompete, trombone, tuba e percussão, promove em arruada que passa por várias ruas da Baixa da cidade.

O Círculo de Jazz Fest, organizado pela Câmara Municipal de Setúbal, reserva na programação deste ano espetáculos gratuitos e de entrada paga no Fórum Municipal Luísa Todi, na Casa da Cultura e na Sociedade Musical Capricho Setubalense.

O Fórum Municipal Luísa Todi recebe, a 24, às 21h00, um concerto com Bernardo Moreira Sexteto, formação de Bernardo Moreira, João Moreira, Tomás Marques, Ricardo Dias, Mário Delgado e Joel Silva, para apresentação do mais recente trabalho, “Entre Paredes”, de homenagem ao guitarrista Carlos Paredes.

No dia seguinte, a 25, igualmente às 21h00, o Fórum Luísa Todi reserva um concerto de Federico Pascucci East Trio, projeto que traz a essência da música tradicional cigana e das sonoridades dos Balcãs e da Turquia para o contexto criativo do jazz, o qual conta com a participação especial de Zhivko Vasilev.

Segue-se, a 26, às 21h00 o Quinteto Luís Cunha, formação em que o trompetista, acompanhado de Nuno Costa, Óscar Graça, André Rosinha e André Sousa, apresenta o primeiro disco, “Faro Oeste”.

O último dia do Círculo de Jazz Fest conta com mais dois espetáculos no Fórum Luísa Todi, o primeiro, às 11h00, com o Quinteto Isabel Rato, para um concerto pedagógico, de entrada gratuita, que aborda as várias vertentes do jazz, do contexto político-social do aparecimento do género à sua evolução musical.

Mais tarde, às 21h00, é a vez de Kiko and The Refugees, de Kiko Pereira, António Mão de Ferro Jorge Filipe Santos, Carl Minnemann e João Cunha, para atuar com o convidado especial B.J. Cole na apresentação de “Threadbare”.

Os bilhetes para os espetáculos agendados para o Fórum Municipal Luísa Todi, à exceção do concerto pedagógico de Isabel Rato Quinteto, gratuito, custam dez euros, mas é possível adquirir um passe, de 30 euros, para as cinco atuações pagas naquela sala.

A 11.ª edição do Círculo de Jazz tem ainda dois concertos gratuitos na Sociedade Musical Capricho Setubalense, ambos com início às 23h00. No dia 25, o palco é do grupo Isabel Rato Quinteto, enquanto a 26 o projeto Fushi, de André Fernandes, Sara Badalo e Alexandre Frazão, toca o álbum de estreia.

O programa deste ano do Círculo de Jazz Fest conta ainda, na Casa da Cultura, nos dias 26 e 27, às 15h00, com um workshop dinamizado pelo italiano Federico Pascucci, radicado em Portugal, que partilha experiências musicais. A participação tem o custo de dez euros.

O Círculo de Jazz Fest já contou com um concerto de “aquecimento”, a 12, na Casa da Cultura, a cargo dos Garfo, projeto musical liderado por Bernardo Tinoco, juntamente com João Almeida, João Fragoso e João Sousa, que apresentou composições originais do álbum de estreia.

 Já no Fórum Municipal Luísa Todi, a 16, houve um concerto com a Orquestra de Jazz de Setúbal, que convidou Sofia Vitória para uma viagem musical com um reportório de músicas clássicas e modernas.

Mais informações sobre o Círculo de Jazz Fest podem ser obtidas no endereço de correio eletrónico casacultura@mun-setubal.pt.