Museu de Setúbal/Convento de Jesus | Reabertura | Videomapping

O Convento de Jesus, monumento nacional quinhentista que acolhe o Museu de Setúbal, reabriu ao público no dia 10, depois de beneficiar obras de restauro e renovação, que incluíram uma profunda requalificação urbana no perímetro exterior.


A reabertura do Museu de Setúbal/Convento de Jesus foi assinalada com um programa cultural de dois dias, com vários apontamentos musicais, entre os quais um concerto de Rodrigo Leão e um espetáculo de videomapping pela Ocubo.

As comemorações que assinalaram o regresso de visitantes ao Convento de Jesus, considerado uma joia nacional do Manuelino, tiveram início com uma cerimónia oficial, na qual marcaram presença, entre outras individualidades, D. Afonso e D. Isabel, da Casa de Bragança, o príncipe Lorenzo de Medici, o bispo de Setúbal, D. José Ornelas, e o presidente da Câmara de Tordesilhas, Espanha, Miguel Rodriguez.

O Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, que não pôde estar presente na cerimónia, endereçou uma mensagem de felicitações na qual louvou “o empenho de todos os que contribuíram para esta importante obra de requalificação e dignificação de um monumento histórico que é património nacional e parte integrante da História de Portugal”.

A atual reabertura ao público do Museu de Setúbal/Convento de Jesus é o resultado da segunda fase de um complexo projeto de preservação, restauro e requalificação do monumento nacional, intervenção que é liderada pela Câmara Municipal de Setúbal, que assume, assim, uma responsabilidade que seria da competência da Administração Central.

“Graças à perseverança e apoio incondicional da Câmara Municipal de Setúbal, com a colaboração da Diocese de Setúbal e de uma equipa técnica de profissionais incansáveis, foi possível concretizar esta intervenção nos claustros e Igreja do Convento de Jesus, mas também na zona envolvente, desde os jardins ao Largo de Jesus”, sublinhou o Presidente da República.

O projeto de requalificação do Museu de Setúbal/Convento de Jesus, assinado pelo arquiteto Carrilho da Graça, inclui três fases de intervenção, representando um investimento global de quase oito milhões e 750 mil euros, do qual a Câmara Municipal assume metade do valor.

A presidente da Câmara Municipal de Setúbal, Maria das Dores Meira, salientou na cerimónia de abertura que “ao longo deste complexo processo em que a autarquia assume a responsabilidade de requalificar um património que é nacional, e que o Poder Central abandonou, houve quem quisesse criar dificuldades à realização da obra; houve quem tivesse preferido que ela não se realizasse, demonstrando uma visão limitada do que deve ser o interesse público e de Setúbal”.

A autarca sublinhou, igualmente, que, para tornar realidade o complexo projeto de recuperação do monumento nacional, foi necessário “coragem e arrojo para vencer todos os obstáculos que foram criados; para ultrapassar as barreiras que alguns, por mero cálculo conjuntural, quiseram levantar para impedir a concretização deste extraordinário feito”.

Sneska Mihailovic, secretária-geral da Europa Nostra, federação pan-europeia para o património cultural europeu, entidade que chegou a integrar o Convento de Jesus como um dos monumentos mais ameaçados na Europa, endereçou uma mensagem especial de felicitações pela etapa que agora o edifício e área circundante atravessa.

“A Europa Nostra e o nosso parceiro Instituto do Banco Europeu de Investimento congratulam-se pelo facto de o Convento de Jesus ter deixado constar da lista dos sete monumentos mais ameaçados da Europa, para se tornar agora numa das maravilhas da Europa a visitar e a descobrir.”

Ao destacar que este espaço sadino foi agora transformado num relevante centro cultural para encontros e reflexões sobre questões europeias, Sneska Mihailovic realçou que é, assim, “uma excelente prova de que o património cultural é uma ponte preciosa entre o passado, o presente e o futuro da Europa”.

O rei de Espanha, D. Filipe VI, fez questão, também, de remeter uma mensagem de felicitações a Setúbal pela intervenção que agora permite a reabertura ao público dos espaços conventuais e museológicos.

A cerimónia oficial de reabertura do Museu de Setúbal/Convento de Jesus, procedida de visitas guiadas às instalações museológicas, enriquecidas com apontamentos musicais e sempre em respeito pelas medidas de distanciamento social que a atual realidade sanitária do país implica, contou, ainda, com a atuação da violoncelista Maria Clara Batista, da Academia de Música e Belas-Artes Luísa Todi.

Já à noite, seguiu-se o videomapping “Convento de Jesus”, espetáculo multimédia da autoria de Ocubo, com projeções de imagens em grande escala nas paredes exteriores do monumento, e um concerto de Rodrigo Leão, que contou com a participação do grupo local Coro Feminino TuttiEncantus.

No dia 11, o bispo de Setúbal, D. José Ornelas, celebrou, de manhã, uma missa na Igreja de Jesus, e, à tarde, o Coro Setúbal Voz, atuou no Convento de Jesus.

Visitas guiadas ao público em geral ao longo da tarde foram animadas pelas participações das companhias cénicas GATEM – Espelho Mágico, Teatro Estúdio Fontenova, TAS – Teatro Animação de Setúbal e TOMA – Teatro Oficina Multi Artes.

Ao final da tarde e início da noite, “Quadros Vivos de Caravaggio”, uma encenação de Ricardo Barceló, reuniu vários atores que representaram ao vivo pinturas famosas.

Museu de Setúbal/Convento de Jesus

A primeira intervenção do atual projeto de requalificação do Convento de Jesus, concluída em 2015, incidiu na recuperação estrutural de todo o convento, com execução da cobertura e restauro da ala poente.

A ala nascente e duas outras salas foram também intervencionadas e construiu-se um novo edifício para a área técnica do Museu de Setúbal.

Nesta mesma fase, recordou a presidente do município, “houve necessidade de garantir a caracterização e avaliação da estrutura da Sala do Coro Alto e Deambulatório, pois constatou-se que esta sala apresentava sinais de degradação muito avançados, existindo risco de colapso”.

Este alarme conduziu ao escoramento integral na Sala do Coro Alto, “o que fez com que os trabalhos previstos nesta empreitada não tenham sido concluídos no piso térreo, para assegurar a prevenção e salvaguarda do património integrado até estarem garantidas as condições de estabilidade e segurança”.

Na segunda fase do projeto, agora dada como concluída, foi executada toda a envolvente exterior do Convento, assim como o Deambulatório, a cafetaria, duas salas, a Sala da Roda e instalações sanitárias.

O sistema composto de reboco à base de cal para o revestimento exterior do edifício está enriquecido com cortiça, incorporando, assim, capacidades desumidificantes e de isolamento térmico e acústico.

A conclusão da segunda fase do projeto significa, igualmente, que o Museu de Setúbal passa a integrar mais espaços de visita ao público, em particular a Sala do Capítulo, os Claustros e a Sala do Coro Alto.

Em simultâneo, na Igreja de Jesus procedeu-se a uma intervenção de luminotécnica, destinada a melhorar a eficiência energética do edifício e, também, a destacar todos os elementos arquitetónicos e decorativos que definam as três naves do templo e da Capela-Mor.

No exterior, o Largo de Jesus, espaço público defronte do edifício conventual, foi totalmente renovado, incorporando, agora, amplas zonas de relva e árvores, após uma intervenção que incluiu a recuperação e relocalização para a posição original do cruzeiro ali instalado.

Maria das Dores Meira anunciou que a Câmara Municipal de Setúbal está a desenvolver os procedimentos finais para a consignação das obras da terceira e última fase do projeto de recuperação do Museu de Setúbal/Convento de Jesus.

Trata-se de uma candidatura ao POR Lisbo@2020, destinada à recuperação do interior das salas expositivas localizadas nas alas norte e nascente e integrando, ainda, projetos de conservação e restauro, museografia e iluminação.

“Depois de mais de duas décadas de encerramento forçado, de dezenas de anos de desleixo, degradação e de tentativas de valorização falhadas, devolvemos a Setúbal e ao mundo este extraordinário marco histórico, esta fabulosa peça de arquitetura, que, como o Sado, a Arrábida, Bocage, e Luísa Todi, é elemento central da cultura e identidade setubalense”, sublinhou Maria das Dores Meira.

O Museu de Setúbal/Convento de Jesus está agora aberto ao público e a funcionar, até 31 de maio, no horário de inverno. Pode ser visitado de terça-feira a sábado, das 10h00 às 18h00, e ao domingo, das 15h00 às 19h00.

 

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