Rampa PêQuêPê da Arrábida - 2021 (JCMPHOTO)

José Correia, ao volante de um protótipo Osella, foi o grande vencedor da edição 2021 da Rampa PêQuêPê da Arrábida, prova inaugural do Campeonato de Portugal de Montanha JC Group, que decorreu nos dias 24 e 25 em Setúbal.


Vitorioso na prova de automobilismo setubalense pelo segundo ano consecutivo, José Correia manteve o título de “rei” da Arrábida ao alcançar o melhor agregado de tempos nas subidas oficiais do percurso de 3,1 quilómetros, apesar de uma saída de pista.

O piloto da JC Group Racing Team protagonizou um duelo emotivo com Hélder Rodrigues, em protótipo BRC BR 53, ao vencer com apenas 0,2 segundos de diferença, mas este conseguiu a mais rápida das três subidas oficiais da prova, com 1m41s, a uma média de 123,9 quilómetros por hora.

O terceiro lugar do pódio da classificação geral foi para António Rodrigues, que, mesmo num limitado BRC CM 05 EVO, comparativamente aos bólides dos dois primeiros classificados, conquistou o terceiro lugar e ganhou a Divisão Protótipos B.

Na categoria GT, destaque para a vitória de Pedro Marques, em Porsche 991 GT3 Cup, com uma diferença de quatro segundos para o segundo, Vítor Pascoal, igualmente em Porsche 991 GT3 Cup. Pedro Silva, em Porsche 997 GT3 Cup, ficou em terceiro lugar.

As emoções também estiveram ao rubro na categoria Turismo, com 54 milésimos de segundo a separem o vencedor Luís Nunes, em Ford Fiesta ST R5, e Joaquim Teixeira, num Cupra TCR, em segundo. António Cruz Monteiro, com um Peugeot 208 T16 R5, ficou em terceiro.

No Campeonato de Portugal Legends de Montanha, Pedro Lança, em Citroën Saxo, terminou a prova com 7,7 segundos de vantagem sobre José Carlos Magalhães, ao volante de um BMW M3. Em terceiro ficou Carlos Oliveira, num Ford Sierra Cosworth RS.

No que respeita ao Campeonato de Portugal de Clássicos de Montanha, Mário Silva, em Porsche Carrera RS, voltou a dominar, relegando Fernando Salgueiro e Ricardo Loureiro, ambos com Ford Escort MKII, para o segundo e o terceiro lugares.

Já na prova de estreia da Taça de Portugal de Kartcross de Montanha, o triunfo coube a Nelson Andrade, a conduzir um AG1000. Nelson Rocha e Sérgio Mateus, ambos em viaturas Semog, ficaram com os outros dois lugares do pódio desta categoria.

Nos Clássicos 1300, Daniel Rolo foi o mais forte ao volante de um Datsun 1200 Coupé. Seguiram-se Aníbal Rolo, também num Datsun 1200, enquanto a setubalense Eva Laranjeira assegurou o último degrau no pódio, na estreia do Peugeot 205 Rallye.

Depois da prova inaugural em Setúbal, o Campeonato de Portugal de Montanha JC Group continua a 8 e 9 de maio, na Rampa Internacional de Boticas, a qual serve igualmente de abertura do Campeonato Europeu de Montanha em automobilismo.