Parlamento dos Jovens - sessão do círculo eleitoral de Setúbal

As Alterações Climáticas são o tema central da 5.ª edição do Ciclo de Debates, projeto da Câmara Municipal de Setúbal, que contempla a realização de sete sessões orientadas para o público jovem, entre 31 de janeiro e 4 de fevereiro, em escolas do concelho.


O Ciclo de Debates dinamiza, anualmente, desde 2018, encontros temáticos nas escolas com o objetivo de promover a reflexão e a partilha de ideias junto dos jovens, fomentando o exercício do debate, da participação e da cidadania.

O projeto regressa este ano ao formato presencial, com o tema Alterações Climáticas, e, após uma primeira sessão realizada na manhã do dia 31 de janeiro na Escola Secundária D. João II, prossegue no dia 2, com encontros agendados para as 10h00, na Fundação Escola Profissional de Setúbal, e 14h30, na Escola Básica e Secundária Ordem de Sant’Iago.

No dia 3, as sessões realizam-se às 10h15, na Escola Secundária Dom Manuel Martins, e às 15h25, na Escola Secundária Sebastião da Gama, e no dia 4, às 10h00, na Escola Básica Barbosa du Bocage, e às 15h15, na Escola Básica 2,3 de Aranguez.

Todas as sessões contam com a participação de um conjunto de oradores especialistas que fazem o enquadramento das Alterações Climáticas, a nível global e local, e traçam uma perspetiva dos respetivos impactos, bem como das soluções que podem ser implementadas para os mitigar.

Fábio Cardona, da ENA – Agência de Energia e Ambiente da Arrábida, Ivana Almeida e José Carlos Duarte, ambos da EY Portugal, a ativista Joana Guerra Tadeu, mais conhecida como “A Ambientalista Imperfeita”, e José Luís Zêzere e Cláudia Reis, do Centro de Estudos Geográficos do Instituto de Geografia e Ordenamento do Território da Universidade de Lisboa, são os convidados habitualmente presentes em cada sessão.