25° Muito nublado
Campeonato Nacional das Profissões

Cerca de quatro centenas de jovens de todo o país disputam, entre os dias 9 e 14, o primeiro lugar no Campeonato Nacional das Profissões – Skills Portugal | Setúbal 2020, com atividades em diversos locais de entrada livre.


Na 44.ª edição do evento, organizado pelo IEFP – Instituto do Emprego e Formação Profissional em parceria com a Câmara Municipal de Setúbal, os concorrentes mostram competências em provas que simulam situações reais de trabalho, num total de 44 profissões representadas.

O Serviço de Formação Profissional do Centro de Emprego e Formação Profissional de Setúbal, com um total de 8000 metros quadrados de oficinas devidamente equipadas, é o palco da competição que visa promover o talento e as competências dos jovens, chamar a atenção para a importância da formação profissional e divulgar a qualidade da formação em Portugal.

O evento tem início no dia 9, às 16h00, com uma arruada pelas ruas da cidade, com ponto de encontro defronte da Biblioteca Pública Municipal em direção ao cais 3 do porto de Setúbal, local onde decorre a cerimónia de abertura, a partir das 17h30.

A competição realiza-se nos dias 10, entre as 13h00 e as 18h00, 11 e 12, entre as 09h00 e as 18h00, e 13 de fevereiro, entre as 09h00 e as 13h00.

Os jovens que conquistarem medalhas de ouro vão representar Portugal na 7.ª edição do Campeonato Europeu das Profissões, que decorre em setembro de 2020 em Graz, Áustria, e na 46.ª edição do Campeonato Mundial das Profissões, a ter lugar em Xangai, China, em setembro de 2021.

A cerimónia de encerramento está agendada para dia 14, às 14h30, no cais 3 do porto de Setúbal.

Paralelamente ao campeonato, realiza-se um conjunto de seminários que abordam questões relevantes no domínio da formação, como a orientação profissional, a igualdade de género na escolha das profissões, bem como a evolução das profissões e as exigências do mercado de trabalho.

Os encontros têm início no dia 11, com o tema “Que Escolha?”, em análise no Fórum Municipal Luísa Todi, entre as 09h00 e as 17h00.

O auditório do Serviço de Formação Profissional de Setúbal acolhe, no dia 12, entre as 09h30 e as 12h30, o seminário “Emprego Qualificado: Necessidades atuais e perspetivas”, enquanto no dia 13, entre as 09h30 e as 12h00, é abordada a “Igualdade de Género na Escolha de Projeto de Carreira”.

O Skills Portugal | Setúbal 2020 conta com a participação de cerca de quatro centenas de jovens formandos do IEFP, de centros de formação profissional de gestão participada, diversas entidades formadoras, escolas profissionais e secundárias e escolas de hotelaria e turismo.

Os concorrentes são avaliados por um júri composto por 260 especialistas,

Mais informações sobre esta competição e sobre a história do Campeonato Nacional de Profissões podem ser consultadas aqui.