Visita de jovens de Bobigny a Setúbal - intercâmbio no âmbito das celebrações de 20 anos de geminação entre os dois municípios(3)

A vice-presidente da Câmara Municipal de Setúbal, Carla Guerreiro, deu as boas-vindas, no dia 25 de agosto, a um grupo de jovens provenientes de Bobigny, França, que se encontram de visita à cidade até dia 31.


A iniciativa integra um projeto de intercâmbio de jovens desenvolvido pela autarquia sadina com o apoio do município de Bobigny, no âmbito das celebrações dos 20 anos de geminação entre os dois municípios.

Após a visita de oito jovens setubalenses, na semana passada, à cidade francesa, é agora a vez de Bobigny descobrir Setúbal através de um conjunto de atividades lúdicas, culturais e desportivas, que tiveram início na manhã de 25 de agosto com um passeio em catamarã pelo rio Sado.

À tarde, a comitiva, que também integrou alguns dos setubalenses que visitaram Bobigny, foi recebida no Salão Nobre dos Paços do Concelho pela vice-presidente Carla Guerreiro, que deu as boas-vindas e entregou lembranças.

“Gostei muito de vos conhecer. Espero que se divirtam e gostem de Setúbal”, indicou a autarca, antes de levar os jovens a conhecer a Sala de Sessões, onde se realizam as reuniões da Câmara Municipal de Setúbal e da Assembleia Municipal.

Carla Guerreiro explicou qual é a composição do Executivo municipal e como funciona uma reunião pública, dando o mote a uma pequena simulação realizada pelos jovens, que ocuparam os lugares dos autarcas.

“A reunião é pública. Qualquer pessoa pode assistir e qualquer pessoa pode pedir para intervir e colocar as suas questões. É muito importante que as pessoas saibam como funcionam os órgãos dos locais onde vivem”, transmitiu, dirigindo-se aos jovens setubalenses que se encontravam na sala.

Após a receção nos Paços do Concelho, a comitiva partiu à descoberta de Setúbal com uma tour pela cidade, que inclui visitas ao Museu do Trabalho e ao Miradouro de São Sebastião. À noite, os jovens assistem ao espetáculo cénico “HIC Sunt Dracones”, no Fórum Municipal Luísa Todi.

Até dia 31, os jovens franceses visitam vários locais da cidade, participam em peddy papers, em jogos inclusivos e num concurso de esculturas na Praia de Albarquel, praticam atividades desportivas, assistem a espetáculos culturais e pintam um mural na Estrada da Graça.

O programa inclui uma visita ao Oceanário e à Baixa de Lisboa, no dia 29.

Na véspera da partida, agendada para dia 31, quarta-feira, os jovens ficam a conhecer o Estúdio de Som e Imagem da Bela Vista.