UniRaid 2019 - partida de Setúbal

Dois jovens setubalenses partiram no dia 22 da Praça de Bocage para se juntarem a uma caravana automóvel internacional que vai percorrer o deserto de Marrocos durante nove dias com um objetivo solidário.


Ao assistir no ano passado a notícias sobre o UniRaid, Gonçalo Rosa, 20 anos, percebeu imediatamente que teria que participar na próxima edição daquela aventura destinada a jovens estudantes e de cariz solidário.

Quando Gonçalo perguntou ao primo Bernardo Barreto, 21, se estava disposto a realizar uma viagem de 2500 quilómetros, num país da África setentrional, pelo deserto, num carro com, pelo menos, 20 anos e a visitar comunidades locais para distribuição solidária de bens pelas crianças mais necessitadas, a resposta foi imediatamente afirmativa.

“Percebi logo que tinha que ser. Era a minha cara”, recorda Gonçalo Rosa, que esteve esta manhã, juntamente com o primo Bernardo, na Praça de Bocage, de onde deram simbolicamente início à aventura após um encontro com o vereador Pedro Pina, da Câmara Municipal de Setúbal.

Gonçalo e Bernardo formam a equipa “Os Areias”, patrocinada pelo município sadino entre outras instituições e empresas, que partiu a meio da manhã em direção a Algeciras, Espanha, ponto de encontro da caravana internacional que vai aventurar-se por Marrocos a partir do dia 23.

Seguem num Renault Twingo, com 24 anos, devidamente decorado com imagens turísticas de Setúbal, que exaltam a baía e a Arrábida.

“É com muito orgulho que a Câmara Municipal de Setúbal vê iniciativas como esta a projetar o nome do concelho pelo mundo”, frisou o vereador Pedro Pina.

O autarca sublinhou, particularmente, que estas ações engrandecem ainda mais o nome do município “quando, como é o caso, se revestem de um espírito solidário desta natureza”.

“Os Areias” conseguiram recolher para a viagem cerca de 110 quilos em bens, entre material escolar, roupas e brinquedos, alguns deles cedidos através da autarquia, como apoio a distribuir pelas crianças das localidades marroquinas por onde vão passar, incluindo no deserto.

O UniRaid, projeto de origem espanhola e que conhece agora a oitava edição, apresenta-se como uma aventura educativa e de solidariedade, reunindo, este ano, cerca de 240 participantes oriundos de Espanha, França, Andorra e Portugal, país que está representado por 12 equipas.

O desafio consiste em equipas de dois elementos, jovens estudantes, a distribuírem um mínimo de 40 quilos de materiais escolares e outros bens por comunidades necessitadas no interior de Marrocos.

A viagem tem de ser feita em automóveis com mais de 20 anos de idade e tração a duas rodas.

Sobre o espírito solidário da aventura, Bernardo Barreto recorda que um dos motes do evento “é que para o Dakar são precisos muitos cavalos, mas no UniRaid são precisos é muitos amigos”.

Bernardo, aluno do curso superior de Engenharia Mecânica, admite que ainda não parou para pensar nos contrastes culturais que os aguardam no interior de Marrocos. “Quero ver é se o carro vai aguentar-se no deserto. Uma coisa é certa, vamos atolar. Só não sabemos se vai ser muitas vezes ou não.”