A manhã de dia 6 conta com a participação de 17 crianças e adolescentes, grupo que, desde 26 de junho, leu e analisou um trecho do livro “Sou bom, mas não me gabo”, de Manuela Ribeiro, para agora estar a preparar uma pequena dramatização sobre o texto.

O grupo dessa manhã conta com jovens dos 12 aos 17 anos e, sob a orientação das técnicas municipais Ana Marques e Mónica Sousa, coordenadoras do projeto, fizeram, pela primeira vez, um ensaio da pequena encenação que vão apresentar, à própria escritora Manuela Ribeiro, no dia 27, a partir da interpretação que tiveram do trecho do livro analisado.

A sessão tem a duração de duas horas, com a primeira metade a ser dedicada à leitura e interpretação do texto que, entretanto, prepararam para a encenação.

Na segunda metade, o auditório da Biblioteca Municipal já assistiu aos primeiros momentos de representação, com todos os elementos do grupo a terem uma parte ativa.

Apesar das orientações de Ana Marques e Mónica Sousa, Manuel, 17 anos, desejoso por entrar no mundo do cinema, não se contém e também dispara indicações quando vê algo que não lhe parece bem. “Tens de falar mais alto. Projeta a voz. E vocês, se estão a fazer de um grupo de deputados a falar sobre um tema, têm de se juntar mais, em vez de ficarem virados de frente para o público.”

A participação no Clube de Leitura de Verão da Biblioteca de Setúbal é gratuita e requer inscrição prévia.

Com dois grupos de atividades, divididos em escalões etários, em que o primeiro está destinado a crianças dos 8 aos 11 anos, os participantes envolvem-se em projetos de interpretação de textos, mas também realizam passeios.

Nesta edição, os destinos dos passeios incluem, em Setúbal, o Forte de São Filipe, o Museu do Trabalho Michel Giacometti e a fábrica da Coca-Cola, em Mafra, o Palácio Nacional, no Pinhal Novo, o Museu da Música Mecânica, e, em Lisboa, as instalações da GNR na Calçada da Ajuda.