Visita ao Centro de Vacinação Covid-19 | Foto da JFSS

Transporte de utentes seniores com mobilidade reduzida e sem apoio familiar, e apoio no contacto a utentes convocados, são duas das formas de colaboração que a Junta de Freguesia vai proporcionar à população, em parceria com o ACES Arrábida, no âmbito do Plano de Vacinação Covid-19.


A estratégia de cooperação entre a Junta de Freguesia de S. Sebastião e o Agrupamento de Centros de Saúde Arrábida foi delineada durante uma visita do presidente do executivo, Nuno Costa, às instalações do novo Centro de Vacinação de Setúbal Covid-19, a funcionar desde 1 de março, no Cais 3 do Porto de Setúbal.

Atendendo a duas lacunas identificadas pelo agrupamento, decidiu-se que a junta de freguesia vai transportar, para o centro de vacinação, utentes seniores que tenham sido convocados para serem vacinados e que estejam em situação de desvantagem.

Ou seja, “dentro da sua capacidade limitada, a Junta de Freguesia vai proporcionar, de forma gratuita, um serviço de transporte aos seniores que não tenham outra alternativa para se deslocar ao centro, quer por estarem demasiado debilitados para usar transporte público coletivo; quer por não terem condições financeiras para pagar transporte; quer por não terem familiares, vizinhos ou amigos que lhes possam assegurar essa deslocação”, explicou Nuno Costa.

“Embora os nossos recursos sejam parcos, queremos colocá-los à disposição, contribuindo para apoiar estas pessoas e agilizar o processo de vacinação”, acrescentou.

A junta de freguesia vai igualmente cooperar nos contactos com os utentes cujos dados estejam desatualizados no ACES Arrábida.

“Através da informação de que dispomos vamos tentar encontrar essas pessoas, para que ninguém fique excluído do processo imunização contra a Covid-19”, afirmou o presidente do executivo da junta.

No decorrer da visita ao Centro de Vacinação, realizada no passado dia 10, o autarca enalteceu a excelente organização e a celeridade de atendimento que por vezes fica comprometida porque os utentes tendem a antecipar-se à hora marcada, formando filas indesejáveis no atual contexto pandémico.

“Sejam pontuais, mas não há necessidade de chegarem antes da hora agendada, pois isso não garante maior brevidade no atendimento e causa congestionamentos desnecessários”, apelou Nuno Costa.

O trabalho desenvolvido no novo Centro de Vacinação de Setúbal Covid-19 está a ser assegurado por uma equipa constituída por quinze enfermeiros, em regime de rotatividade, apoiados por onze estagiários do Curso Profissional de Técnico de Proteção Civil, da Escola Secundária Dom Manuel Martins, na receção aos utentes e apoio no preenchimento dos questionários pré-vacinação.

Foi criado um circuito que tem início numa receção à qual se devem dirigir os utentes na data e no horário indicados após agendamento realizado pelo ACES Arrábida.

É nesta área que efetuam o registo, respondem a um questionário para preenchimento de ficha individual e assinam o termo de consentimento.

As pessoas são depois encaminhadas para blocos onde é feita a administração da vacina, após a qual aguardam trinta minutos em observação numa sala de espera para precaver eventuais reações alérgicas.

O espaço, cedido pela APSS, foi adaptado pela Câmara Municipal, responsável pela instalação de uma estrutura modular que divide o espaço em dez blocos, assim como pela decoração, apetrechamento e elaboração do plano de segurança das instalações.

A visita, conduzida pela enfermeira responsável pela coordenação do Centro de Vacinação, Ana Paguia, contou com as presenças dos presidentes das cinco juntas de freguesia do concelho, do vereador da Proteção Civil, Carlos Rabaçal, do diretor do ACES Arrábida, Luís Pombo, e de elementos do Serviço Municipal de Proteção Civil.

Cravo. 25 de Abril

COMEMORAÇÕES DO 25 DE ABRIL

TRANSMISSÃO EM DIRETO
DA SESSÃO SOLENE DA ASSEMBLEIA MUNICIPAL

25 de Abril . 10h00 . Fórum Municipal Luísa Todi

Cravo. 25 de Abril