Entrega de cabazes à CASA | Foto da JFSS

A delegação de Setúbal do CASA – Centro de Apoio aos Sem Abrigo recebeu, no passado dia 11 de março, uma dádiva da Junta de Freguesia de S. Sebastião equivalente a 70 cabazes alimentares que serão distribuídos a famílias carenciadas do concelho.


Respondendo ao apelo da Associação CASA, uma IPSS que está diariamente no terreno a prestar assistência à população sem abrigo e a famílias mais vulneráveis, a Junta de Freguesia de S. Sebastião contribuiu com a doação de bens alimentares, no valor de cerca de 600 euros.

A entrega, realizada durante a tarde de 11 de março, nas instalações da associação sediada no bairro de Troino, contou com a participação de elementos do executivo da junta de freguesia, incluindo o presidente, Nuno Costa, que louvou o trabalho da associação, composta por voluntários.

“Fazer este trabalho, que é extremamente necessário, durante 365 dias por ano, é de herói!”, enalteceu, reiterando a disponibilidade do executivo para “fazer este caminho convosco, colaborando, na medida das nossas possibilidades”.

Este apoio surge na sequência de uma campanha solidária de angariação de fundos, lançada pela UNISETI – Universidade Sénior de Setúbal, para aquisição de géneros alimentares para o CASA, à qual a Junta de Freguesia de São Sebastião se associou.

Maria do Carmo Branco, membro da direção da UNISETI, mostrou-se satisfeita com a iniciativa, que contou com muitos contributos, e recordou que esta foi apenas mais uma das várias ações solidárias realizadas em parceria com a autarquia de S. Sebastião.

“Muitas vezes nem é preciso pedir. Basta que a Junta de Freguesia tome conhecimento para oferecer automaticamente a sua colaboração”, afirmou a dirigente.

Nuno Costa manifestou que a autarquia está apreensiva com a atual situação socioeconómica e que, “embora as juntas de freguesia não tenham muitos recursos, podem cumprir este papel”, apoiando instituições sem fins lucrativos com ação social no território, “mesmo quando essa ação transpõe as fronteiras do território da freguesia”, como é o caso do Centro de Apoio aos Sem Abrigo que vai ao encontro da população em todo o concelho.

Cruz Vermelha, Cáritas Diocesana de Setúbal, YMCA de Setúbal, Centro Comunitário de S. Sebastião, Associação Baptista Shalom, Centro Social e Paroquial D. Manuel Martins, APPDA-Setúbal, LATI e Bombeiros Voluntários de Setúbal são algumas das associações já apoiadas pela junta de freguesia em 2020, no âmbito de um programa criado para dar resposta aos pedidos de ajuda das instituições locais durante a pandemia.

Este programa, que já concedeu mais de 10 mil euros em dotações financeiras e materiais, como EPI’s e bens essenciais, vai ser reeditado este ano, para fazer face às solicitações.

Em nome da direção do CASA, Rogério Almeida agradeceu o empenho e o apoio da junta e da UNISETI, garantindo que “toda a ajuda é sempre bem-vinda”.

Neste caso, a ajuda, materializada na doação de alimentos não perecíveis, tais como enlatados, massas, cereais e bolachas, irá assegurar a entrega de 70 cabazes a famílias carenciadas.

Além da oferta mensal de cabazes alimentares, a associação tem como principal foco a confeção e distribuição de uma média de 85 refeições quentes por dia, a pessoas sem abrigo.

Atualmente, devido à atual crise gerada pela pandemia, o CASA leva ainda refeições a 21 famílias residentes no concelho, três vezes por semana.

Saúl Pinho, membro da direção, realça que este trabalho é assegurado por equipas rotativas de cinco a seis voluntários, num total de 60 colaboradores que têm recebido muito apoio por parte da população em geral, no âmbito do projeto “Tacho Solidário”.

Esta iniciativa, que surgiu em maio de 2020 como resposta ao crescente número de pedidos de apoio, desafia a população e empresas a juntarem-se em pequenos grupos, até cinco elementos, para, pontualmente, preparar refeições para a comunidade, permitindo à associação alargar o número de beneficiários.

No âmbito do projeto já foram confecionadas 260 refeições e o calendário já está preenchido com equipas até ao final de abril.