32° Céu limpo
Dino D'Santiago

Setúbal celebra o mês da Juventude, ao longo de março, com um conjunto de iniciativas que inclui uma maratona fotográfica, um acampamento para jovens, um concerto de Dino D’Santiago, a inauguração do Skate Parque, na Algodeia, workshops e conferências.


O m@rço.28, programa que exalta o mês mais jovem do ano, organizado pela Câmara Municipal de Setúbal em colaboração com o movimento associativo e agentes culturais do concelho, aposta em dezenas de eventos, que passam por atividades de entretenimento, de cidadania, de cariz formativo e de consciencialização ambiental.

Sob o mote da preservação ambiental, o “265 EConsciente” assume-se, logo no dia 7, como o primeiro grande evento do m@rço.28, levando ao Largo da Misericórdia e à Sociedade Musical Capricho Setubalense um conjunto de atividades gratuitas, entre as 11h00 e as 19h00, caso de uma feira de roupa em segunda mão, workshops de arte sustentável, pintura participativa, mostra de curtas-metragens ambientais e um círculo de percussão.

Um dos grandes destaques da agenda de celebrações do Mês da Juventude é o concerto, já esgotado, do músico português de ascendência cabo-verdiana Claudino Pereira, mais conhecido como Dino D’Santiago, no Fórum Municipal Luísa Todi, a 20.

Nascido na Quarteira a 13 de dezembro de 1982, Dino D’Santiago começou a ser conhecido em 2003, depois de ter sido finalista do concurso de talentos televisivos Operação Triunfo, da RTP1. Atualmente, recria sonoridades cabo-verdianas, como o batuque e o funaná, com música eletrónica.

A inauguração do novo Skate Parque de Setúbal, equipamento dedicado à prática desta modalidade desportiva urbana, agendada para dia 15, às 15h30, no Parque de Algodeia, é outra das iniciativas a sublinhar da programação do m@rço.28.

O equipamento destina-se a todos os níveis de utilizadores, dos iniciantes aos mais experientes, e foi projetado para uma utilização mista no que respeita às diferentes variações do skate.

O projeto de construção do Skate Parque de Setúbal foi, desde o início, acompanhado pela comunidade de skaters de Setúbal, que participaram ativamente nesta intervenção com contributos e sugestões sobre as necessidades e dinâmicas que o recinto desportivo deveria contemplar.

No dia 21, a partir das 15h00, o Museu do Trabalho Michel Giacometti acolhe a primeira edição do Festival Me N’ My Loopstation, um evento único em Portugal que tem como base a utilização do loop station enquanto ferramenta de criação e desenvolvimento artístico. O Manipulador, Meta_ e Noiserv são alguns dos artistas que marcam presença.

Já no dia 22, uma maratona fotográfica de dez horas desafia fotógrafos profissionais e amadores, de todas as idades e de qualquer ponto do país, a registarem imagens inspiradas por sentimentos de nostalgia, que reflitam sobre o choque de gerações e de culturas e procurem captar a mudança inevitável do tempo.

A Casa do Largo – Pousada da Juventude, no Largo José Afonso, é o ponto de partida da 16.ª edição da Meia Maratona Fotográfica, a realizar entre as 10h00 e as 20h00, e que, depois da passagem por dois postos de controlo, no Moinho de Maré da Mourisca e auditório da Pousada da Juventude, termina com um momento de confraternização.

O concurso atribui prémios, patrocinados pela União das Freguesias de Setúbal e pela Junta de Freguesia do Sado, aos três melhores fotógrafos, respetivamente 250 euros, 100 euros e uma máquina instantânea Fujifilm Instax Mini. As vinte melhores imagens serão integradas numa exposição coletiva a inaugurar em maio.

Na área da cidadania, a Escola Secundária D. João II assinala, a 25, às 10h00, o Mês da Juventude com o “Tour Agarra a Vida”, projeto de responsabilidade social, organizado pela autarquia, que visa despertar consciências para as consequências do uso de drogas, através de uma abordagem cativante e jovem.

Já no setor das exposições, a programação do m@rço.28 tem agendada uma mostra fotográfica de Beatriz Marques, inserida no ciclo Art’Jovem, a inaugurar a 6, pelas 19h00, na Casa do Largo – Pousada da Juventude.

“Genuínos”, coletânea de fotografias que retratam o lado mais intimista dos concertos ao vivo, pode ser visitada até 27 de março, todos os dias, das 10h00 às 18h00.

Da lista de eventos do m@rço.28, destaque ainda para o espetáculo de stand-up comedy “Millennials B*Tch Please!”, com Rafael Jesus e os convidados Luana do Bem e Tiago Almeida a pisarem o palco do auditório da Casa do Largo a 18, às 21h30. A sessão integra, igualmente, as comemorações na cidade do Dia Mundial do Teatro.

Também o Cinema Charlot – Auditório Municipal abre portas às comemorações do Mês da Juventude, a 14, às 15h00, com a gala final do concurso Escolas com Talento, onde os representantes de diversas escolas do concelho mostram o que melhor sabem fazer em áreas como a música, o teatro e a dança. A entrada é livre.

No Charlot, a 23, há ainda espaço para “À Procura do Like!”, conferência sobre as redes sociais, o impacte das mesmas no dia a dia e na personalidade das pessoas, e na qual participam especialistas, influenciadores conscientes e humoristas.

Este encontro realiza-se entre as 09h00 e as 13h00 e tem inscrições gratuitas e obrigatórias através do site https://tinyurl.com/aprocuradolike.

Ainda a 28, pelas 21h30, a Casa do Largo exibe o filme de Catherine Corsini “La Belle Saison”, numa sessão inserida no Cinema LGBTI em Setúbal, ciclo organizado numa parceria entre a Câmara Municipal de Setúbal e a Sociedade de Estudos e Intervenção em Engenharia Social e inserido também no programa Março Mulher 2020.

A completar o programa de iniciativas do mês da juventude está o Acampamento m.28, a realizar nos dias 27, 28 e 29, no Parque da Gâmbia, que pretende, de forma multidisciplinar, proporcionar o convívio, debate de ideias entre associações de estudantes e movimento associativo juvenil.

Mais informações sobre o m@rço.28 podem ser obtidas pelo telefone 265 421 082, pelo endereço de correio eletrónico dijuve@mun-setubal.com ou pela página de Facebook 265juventudeinquieta.