Mês da Prevenção dos Maus Tratos na Infância - Campanha Laço Azul

Setúbal associa-se ao Mês da Prevenção dos Maus-Tratos na Infância e Juventude com duas iniciativas a realizar nos dias 28 e 29 de abril, no âmbito da Campanha Laço Azul, de sensibilização para esta problemática. 


A iluminação da varanda do edifício dos Paços do Concelho com a cor azul, a 28, iniciativa organizada pela Câmara Municipal em colaboração com a CPCJ – Comissão de Proteção de Crianças e Jovens, é uma das iniciativas locais, que presta homenagem às crianças e jovens vítimas de maus-tratos.

A campanha Laço Azul contempla ainda, em Setúbal, no dia 29, entre as 15h00 e as 17h00, na Praça de Bocage, uma mostra de atividades com a participação de alunos dos Agrupamentos de Escolas e Escolas Não-Agrupadas do concelho, numa parceria com a CPCJ de Setúbal.

O objetivo é a consciencialização para a necessidade de ser um dever de toda a comunidade a proteção daqueles que, muitas vezes, têm dificuldade em fazer ouvir a sua voz.

O Mês da Prevenção dos Maus-Tratos na Infância e Juventude, que tem como símbolo o Laço Azul, assinala-se em abril para alertar e sensibilizar a comunidade para esta realidade.

A história do Laço Azul remonta a 1989 quando, nos Estados Unidos da América, surgiu um movimento criado por Bonnie W. Finney depois de constatar que os corpos dos seus netos estavam cobertos de nódoas negras.

Após a morte de um dos netos, vítima de maus-tratos pela mãe e pelo namorado, Bonnie percorreu o país com um laço azul atado à antena do carro como forma de chamar a atenção para este problema, o que originou a utilização do símbolo à escala mundial.