A operação liderada pela Câmara Municipal de Setúbal, com um investimento global da ordem dos 390 mil euros, dá continuidade à visão estratégia de regeneração do concelho que assenta na renovação de infraestruturas instaladas no subsolo e, em simultâneo, na criação de novas dinâmicas de usufruto urbano e na melhoria do trânsito rodoviário.

A intervenção no Largo Miguel Bombarda foi iniciada em meados de março com uma empreitada de reabilitação da rede de abastecimento de água, para construção de vários troços de condutas, numa extensão aproximada de 500 metros, na Avenida D. João II e na Rua da Tebaida.

Depois da renovação das infraestruturas existentes no subterrâneo, os trabalhos prosseguem na superfície, com a execução de um novo desenho urbanístico pautado por soluções de utilização urbana mais contemporâneas e que dão primazia ao usufruto público.

As intervenções incluem o reperfilamento do Largo Miguel Bombarda, localizado entre as avenidas Bento Gonçalves e D. João II, cujo pavimento é renovado, assim como a beneficiação do espaço público, que recebe novas zonas de estadia com áreas ajardinadas.

Uma das principais alterações dinamizadas nesta intervenção assenta na execução de um nó giratório, medida que contempla a remoção dos cruzamentos com semáforos e que aponta à otimização do esquema de circulação automóvel naquela zona, na qual está instalado o Hospital de São Bernardo.

Esta solução permite melhorar a fluidez de trânsito e aumentar as condições de circulação pedonal nos vários eixos que confluem no Largo Miguel Bombarda, concretamente as ruas Camilo Castelo Branco, D. João II e da Tebaida e a Avenida Bento Gonçalves.

A futura rotunda, além de um apontamento paisagista, é embelezada, no futuro, com um elemento artístico/escultórico, enquanto a nova geometria do Largo Miguel Bombarda recebe novos equipamentos de iluminação pública energeticamente mais eficientes.