A atividade, organizada no âmbito do programa Maio – Diálogo Intercultural, pela Câmara Municipal de Setúbal em parceira com associações de imigrantes, registou uma grande afluência de pessoas que encheram o largo e as esplanadas dos restaurantes.

A música tradicional portuguesa esteve representada pelo Grupo de Danças e Cantares Regionais do Faralhão.

O público assistiu ainda a atuações do Grupo de Danças Tradicionais da Moldávia, pertencente à Associação Cultural Busuioc dos Cidadãos Moldavos da Península de Setúbal, do Grupo de Danças e Cantares Tradicionais da Ucrânia e da Rússia, da Edinstvo – Associação dos Imigrantes dos Países de Leste, e de As Dengas, da 4 Às – Associação de Angolanos e Amigos de Angola.

A gastronomia acompanhou os ritmos da noite quente já a lembrar o verão, com os restaurantes do Largo da Ribeira Velha a confecionarem pratos típicos de vários países, em complemento das ementas habituais.

Especialmente para a ocasião, o restaurante Taberna do Largo apresentou plăcintă, um prato tradicional da Moldávia, e o Beco da Ribeira confecionou cachupa e pastéis de massa de farinha de milho, em representação das tradições de Cabo Verde.

Quem optou pela Loja das Machadas provou a famosa paella espanhola e o restaurante De Pedra e Sal apresentou ceviche de cavala, a relembrar as tradições gastronómicas do Peru.

O programa Maio – Diálogo Intercultural, a decorrer entre os dias 5 e 31 de maio, é uma iniciativa organizada desde 2008 pela Câmara Municipal de Setúbal, com o apoio de várias entidades, de afirmação da interculturalidade como uma componente essencial ao desenvolvimento do território e na construção de uma sociedade justa, solidária e respeitadora da diversidade individual e comunitária.

As ações, em vários espaços e equipamentos de Setúbal, incluem música, cinema, fotografia, gastronomia, workshops, encontros e atividades destinadas ao público infantil.