“Se há sítio no qual se pode falar de obra, não no sentido físico das instalações ou dos equipamentos, mas sim do que se faz pelos outros, este é o sítio certo”, destacou o vereador com o pelouro da Inclusão Social da Autarquia, Pedro Pina, na sessão solene realizada nas instalações da instituição.

O autarca salientou que a LATI “nasceu apenas da vontade popular, de pessoas que num período rico da vida portuguesa se uniram e conjugaram esforços para, num país em que o apoio social aos idosos era praticamente nulo, criarem condições para dar aos que trabalharam uma vida inteira o resto de uma vida condiga, com qualidade”

Neste sentido, Pedro Pina deixou uma saudação especial aos dirigentes da instituição, que “souberam manter viva e fazer crescer a LATI em dimensão e qualidade”. Acrescentou que este é “um reconhecimento do Município, da cidade, do concelho, à obra que aqui se vê e que se aqui se sente”.

A instituição social conta com oito centenas de utentes, 132 funcionários e 85 prestadores de serviços, num quotidiano repartido por quatro edifícios com ginásios, piscinas e uma escola de música, a par das unidades de Cuidados Continuados Integrados e Medicina Física e Reabilitação.

Na sessão solene comemorativa dos 36 anos, o presidente da Liga dos Amigos da Terceira Idade, Sertório Herrera, fez uma resenha história da instituição de solidariedade social fundada em 1979, na qual vincou alguns dos marcos e das conquistas mais importantes da instituição.

Na cerimónia, que contou com uma intervenção de uma representante do Instituto da Segurança Social, funcionários da LATI foram agraciados com lembranças pelo empenho e dedicação demonstrados ao longo dos vários anos de serviço e de trabalho com os utentes.

Antes da sessão solene, a passagem dos 36 anos da instituição foi assinalada num momento festivo e de convívio que juntou funcionários, utentes e escolas da LATI, com a degustação de um bolo de aniversário. 

As comemorações contaram ainda com a II Caminhada LATI, atividade de lazer realizada no dia 22 que juntou a população num percurso entre a Avenida Luísa Todi e o Parque Urbano de Albarquel.