25° Muito nublado
As Extraordinárias Aventuras de Mr. West no País dos Bolcheviques | Lauro António Masterclass

“As Extraordinárias Aventuras de Mr. West no País dos Bolcheviques”, sátira de Lev Kuleshov, passa no dia 27, às 21h00, no Fórum Municipal Luísa Todi, em mais uma sessão comentada, com entrada gratuita, do ciclo Lauro António Masterclass Filmes que Amo.


O filme de 1924 da autoria de Lev Kulechov, um dos nomes mais ilustres da escola soviética do período mudo, com Boris Barnet, Vladimir Fogel e Porfiri Podobed, satiriza o modo como o Ocidente viu a Revolução Bolchevique e a guerra civil que se lhe seguiu.

As sessões comentadas por Lauro António, sempre com início às 21h00, prosseguem em agosto, a 3, com “O Feiticeiro de Oz”, de Victor Fleming, com Bert Lahr, Frank Morgan, Jack Haley, Judy Garland e Ray Bolger.

Durante décadas a encantar gerações, o musical de 1939 conta a história de Dorothy e do seu cão Totó que são levados por um tornado para um mundo mágico. Só o Feiticeiro de Oz pode ajudá-los a regressar a casa, no Kansas.

Segue-se, no dia 10, a exibição de “Excalibur”, de John Boorman, com Helen Mirren, Nicholas Clay, Nicol Williamson e Nigel Terry.

O filme, rodado em 1981 e inspirado em Le Mort d’Arthur, de Sir Thomas Malory, conta a história da lendária Excalibur, a espada mágica cravada numa rocha que apenas o futuro Rei Artur seria capaz de arrancar, levando-o ao trono e à união do reino.

O ciclo de sessões cinematográficas em agosto encerra a 31, com a apresentação de “Gilda”, de Charles Vidor, com George Macready, Glenn Ford, Joseph Calleia, Rita Hayworth e Steven Geray.

A história do filme passa-se numa visão exótica de Buenos Aires, entre becos escuros e casas de jogo, retratando, igualmente, a América do pós-guerra.

Em julho, esta masterclass já contou com as exibições de “Escrito no Vento”, de Douglas Sirk, “O Estranho Amor de Martha Ivers”, de Lewis Milestone, e “E.T. – O Extraterrestre”, clássico de Steven Spielberg.

 

Documentos Relacionados