Saramago

Um debate sobre a herança literária de Saramago, no dia 30 de abril, às 16h00, na Casa da Cultura, é um dos destaques do programa local comemorativo do Centenário de José Saramago, a decorrer até ao final do ano.


Exposições, cinema, tertúlias, instalações artísticas, concertos, teatro e várias outras atividades evocam José Saramago, quer enquanto escritor, quer como cidadão com uma marca vincada na sociedade, no ano em que se assinala o centésimo aniversário do seu nascimento.

As comemorações reservam um conjunto de encontros e conversas, de entrada gratuita, destinados à reflexão sobre várias temáticas, com o primeiro, “Legados Saramaguianos”, a realizar-se a 30 de abril, às 16h00, na Casa da Cultura.

A sessão, moderada pelo comissário para as comemorações do centenário, Carlos Reis, conta com a participação do escritor Afonso Reis Cabral que reflete sobre a ficção contemporânea em língua portuguesa, tendo em atenção a permanência da herança literária de Saramago.

Já o ciclo de tertúlias Inquietudes de Saramago reserva os encontros “A censura dos novos tempos no jornalismo dos nossos dias”, “A importância de Saramago na Literatura Contemporânea” e “A importância de ler Saramago, vamos passar um testemunho”, a realizar em datas e locais a anunciar em breve.

O colóquio “Leitura: Uma Visão de Futuro” realiza-se a 25 de novembro, ao longo do dia, no Fórum Municipal Luísa Todi.

A música é outro destaque das comemorações do Centenário de José Saramago em Setúbal.

A 28 de abril, às 21h30, na Sala José Afonso da Casa da Cultura, a Trimagisto apresenta a versão reduzida e simplificada, estética e tecnicamente, do espetáculo “Levantei-me do Chão”, de Carlos Marques.

“Lado B” é um concerto-teatral informal, com histórias de José Saramago e músicas inspiradas pelo mesmo e Zeca Afonso, José Mário Branco, Fausto e, entre outros, Sérgio Godinho.

Em maio, há mais um espetáculo na Sala José Afonso, a 26, às 21h30, com “Requiem para um novo dia”, recital de música e poesia com Ana Sofia Paiva e Marco Oliveira.

Os bilhetes, com o custo de quatro euros para cada concerto, podem ser adquiridos na bilheteira da Casa da Cultura.

No que diz respeito a exposições, o programa do centenário inclui “José Saramago: Voltar aos Passos que Foram Dados”, mostra cedida pela Fundação Saramago dedicada à vida e obra do escritor e patente até 14 de maio na Galeria Municipal do 11.

“Mulheres Saramaguianas” é o título de outra mostra, a decorrer entre 14 e 28 de maio, na Sala da Ilustração da Casa da Cultura.

A exposição, igualmente cedida pela Fundação Saramago e fruto de uma parceria com o Centro Português de Serigrafia, integra serigrafias e gravuras, representando personagens femininas de Saramago, acompanhadas de textos de escritoras de língua portuguesa. Inauguração às 17h00.

No campo das expressões artísticas de palco, as Terças com Saramago, cuja primeira iniciativa já se realizou a 12 de abril, promovem as criações de novos artistas a partir de desafios lançados pela Câmara Municipal.

As próximas apresentações, a 7 de junho, 26 de julho, 6 de setembro e 13 de dezembro, no Fórum Luísa Todi, sempre a partir das 21h00, refletem a obra e vida de José Saramago através de cruzamentos multidisciplinares no universo das artes.

A atividade, bilhetes a cinco euros, conta já com as confirmações de Monstro Colectivo, Disrupção Associação Cultural, João Mota e Carlos Marques.

Já o Teatro Estúdio Fontenova apresenta, em novembro, um espetáculo teatral a partir das obras “Ensaio sobre a lucidez”, “Ensaio sobre a cegueira” e “Caim”.

Na Sétima Arte, as comemorações expressam-se em filmes de culto de José Saramago, com sessões às 21h00, no Auditório Municipal – Cinema Charlot, nos dias 15, 16, 22, 23, 29 e 30 de setembro.

Esta atividade é o resultado de uma parceria entre a Fundação, a Cinemateca de Lisboa e a Câmara Municipal de Setúbal, o que se traduz na exibição de um ciclo de filmes que inspiraram o escritor nas obras que publicou.

 

Documentos Relacionados