Clube de Leitura de Verão 2019

Mais de cinquenta crianças e jovens dos ensinos básico e secundário de Setúbal participam, no dia 5, na Biblioteca Pública, na fase municipal do Concurso Nacional de Leitura, destinado a incentivar crianças e jovens a ler.


Depois de apurados, numa primeira fase, nas provas literárias realizadas em todas as escolas do concelho, tendo por base a leitura de um livro adequado a cada nível de ensino, os estudantes disputam agora a fase municipal do Concurso Nacional de Leitura.

Saliente-se que esta é a terceira vez que o município de Setúbal participa no desafio lançado pelo Plano Nacional de Leitura, com o propósito de estimular o gosto e o prazer da leitura nas crianças e jovens e de melhorar o domínio da língua portuguesa.

A prova reparte-se em três fases. Uma municipal, em que são selecionadas as quatro melhores provas feitas em cada biblioteca de cada município envolvido no concurso, outra intermunicipal e uma nacional, na qual são encontrados, em cada escalão, os vencedores deste evento.

Quer isto dizer que os quatro alunos escolhidos na prova de dia 5 representam o concelho de Setúbal na fase intermunicipal, a decorrer de 10 de março a 30 de abril, e na qual são selecionados dois alunos por cada nível de ensino para representar o distrito na final nacional, de 19 de maio a 6 de junho.

Na iniciativa de dia 5, os alunos, agrupados por níveis de ensino, respondem a provas escritas e orais com perguntas de interpretação sobre cada obra e fazem leituras de expressão dramática de excertos de livros.

Na programação, há ainda espaço, a partir das 10h30, para o momento cultural de expressão dramática “A vida está difícil!”, a cargo do Clube de Teatro da Escola Básica de Aranguez, repetindo-se às 15h30.

A fase municipal do concurso, promovida pelo Plano Nacional de Leitura, autarquia, Rede de Bibliotecas Escolares e Direção-Geral do Livro, dos Arquivos e das Bibliotecas, conta com um júri, a quem cabe selecionar as obras a concurso e apurar os vencedores em cada nível de ensino.

O grupo de avaliadores na prova municipal setubalense é formado pela coordenadora das Bibliotecas e Polos da autarquia, Lígia Águas, pela poetisa Isabel Bastos Nunes e pela coordenadora interconcelhia da Rede de Bibliotecas Escolares, Isabel Carvalho.