14.º Concurso Nacional de Leitura - Fase Municipal

Os 12 alunos do ensino básico e secundário que vão representar Setúbal na próxima fase do 14.º Concurso Nacional de Leitura foram escolhidos numa prova que se realizou em formato digital, no dia 2 de março.


Neste segundo momento da fase municipal do 14.º Concurso Nacional de Leitura, promovido pelo Plano Nacional de Leitura em colaboração com a Câmara Municipal de Setúbal e a Rede de Bibliotecas Escolares, participaram os alunos apurados nas provas literárias realizadas nas escolas do concelho, tendo por base a leitura de um livro adequado a cada nível de ensino.

Carolina Fonseca Batista, do Agrupamento de Escolas Sebastião da Gama, Soraia Pereira, do Agrupamento de Escolas Luísa Todi, e Yago Vinicius Rodrigues, do Agrupamento de Escolas Lima de Freitas, foram os vencedores do 1.º ciclo do ensino básico.

Do 2.º ciclo vão representar Setúbal na fase intermunicipal os alunos Beatriz Figueiredo dos Santos e Luísa Gomes Feiche, do Agrupamento de Escolas Luísa Todi, e Carolina Isabel Baptista, do Agrupamento de Escolas Sebastião da Gama.

Catarina Gonçalves, da Escola Secundária du Bocage, Maria Leonor Martins, do Agrupamento de Escolas Lima de Freitas, e Tomás Ferreira, do Agrupamento de Escolas de Azeitão, venceram a competição do 3.º ciclo do ensino básico.

Do ensino secundário, foram selecionadas Matilde Costa Lourenço, Carolina Belchiorinho Unas e Flávia Dias Modesto, todas da Escola Secundária du Bocage.

Os alunos responderam, em primeiro lugar, a uma prova escrita com questões de interpretação sobre cada obra e, após um momento cultural, com a exibição de curtas-metragens de animação, realizaram a componente oral.

Os alunos foram avaliados por um júri composto pelo autor e professor Marco Taylor, a coordenadora das Bibliotecas e Polos da autarquia, Lígia Águas, e a coordenadora interconcelhia da Rede de Bibliotecas Escolares, Elisabete Carvalho.

Após o anúncio dos vencedores, o vereador da Cultura do município de Setúbal, Pedro Pina, deixou uma mensagem especial aos participantes, bem como “aos professores e famílias que contribuem para que cada um possa ter na leitura um espaço de partilha e um conhecimento abrangente de muitas experiências de vida e de muitos mundos”.

O autarca destacou o papel das bibliotecas escolares, bem como o “trabalho e persistência” das bibliotecas e polos da Câmara Municipal de Setúbal na importante missão de promoção e incentivo à leitura.

“A leitura ainda é um espaço de liberdade e que nos leva a muitos horizontes, a muitos sonhos para a vida que desejamos”, acentuou.

Esta é a quarta vez que o município de Setúbal participa no desafio lançado pelo Plano Nacional de Leitura, com o propósito de estimular o gosto e o prazer da leitura nas crianças e jovens e de melhorar o domínio da língua portuguesa.

A fase municipal, que contou com um total de 55 inscritos, selecionou os 12 representantes do concelho na fase intermunicipal, que deverá realizar-se entre 13 de março e 26 de abril para apurar os participantes na final nacional, agendada para 6 de junho.