Na iniciativa, com início às 10h00, na qual marca presença a presidente da Câmara Municipal de Setúbal, Maria das Dores Meira, é realizada uma visita às instalações do Mercado do Livramento, incluindo as novas áreas criadas no imóvel, com funções diversas.

A zona logística, resultante da ampliação do imóvel a sul, com um amplo cais de cargas e descargas, áreas técnicas e instalações sanitárias, é um dos pontos de passagem na visita, assim como as lojas e o Ninho de Novas Iniciativas Empresariais de Setúbal, instalados no piso superior do Mercado do Livramento. 

A cerimónia inclui a assinatura de um protocolo com a Associação de Comerciantes do Mercado do Livramento, para esta desenvolver um conjunto de iniciativas destinadas à melhoria do funcionamento do espaço, com benefícios para os clientes.

Vai ainda proceder-se ao descerramento de uma placa de agradecimento à Fundação Buehler-Brockhaus pelo apoio na recuperação de um valioso património azulejar existente no interior do espaço comercial e a uma homenagem aos trabalhadores falecidos no acidente verificado durante as obras de requalificação do imóvel, a 7 de fevereiro de 2012.

A inauguração oficial do Mercado do Livramento engloba ainda, além de discursos, um momento musical pelo Grupo de Amigos de Xico da Cana e apontamentos cénicos pelos grupos Teatro Animação de Setúbal e Teatro do Elefante.

As obras de modernização e ampliação executadas no Mercado do Livramento visaram apetrechar aquele equipamento municipal de todas as condições que satisfaçam as exigências legais e criar uma nova dinâmica.

A empreitada “Requalificação e Modernização do Mercado do Livramento”, do PIVZRS – Programa Integrado de Valorização da Zona Ribeirinha de Setúbal, constitui um investimento global de 4 milhões, 291 mil e 246,84 euros, montante comparticipado por fundos comunitários, com uma taxa de 65 por cento, através do PORLisboa – Programa Operacional Regional de Lisboa, no âmbito do QREN – Quadro de Referência Estratégico Nacional.