“Quem conhece a história de Romeu e Julieta?” À pergunta colocada por Ana Almeida poucos são os que dão uma resposta positiva.

Na assistência estão cerca de três dezenas de alunos do 8.º ano da EB de Aranguez que vêm conhecer um pouco melhor a autora e o livro que integra a coleção “Os livros estão loucos”, da Editora Guerra e Paz.

Com bom humor e irreverência, Ana Almeida conquista o público à medida que explica como se tornou escritora e como surgiu o desafio para fazer uma interpretação divertida do clássico de William Shakespeare.

“Li tudo o que havia para ler sobre Romeu e Julieta e vi todos os filmes. A certa altura bloqueei e só passado um mês consegui, finalmente, escrever alguma coisa. Foi quando percebi que se trata de uma história intemporal, que se adapta perfeitamente aos dias de hoje.”

No livro que foi lançado no ano passado, Ana Almeida adapta o clássico à atualidade e conta a história de dois jovens que se apaixonam à primeira vista e namoram às escondidas, o que provoca conflitos familiares. Tudo com uma boa dose de humor e com a ajuda de imagens e de um design gráfico diferente do habitual.

“Há muitas imagens, palavras desalinhadas, texto em forma circular ou em ziguezague ou que termina mesmo no fim da página dando a entender que foi mal impresso. Mas é mesmo assim, o que torna a leitura mais divertida.”

Para a autora, esta é uma forma de tornar mais acessível aos jovens a leitura de grandes clássicos que normalmente ficam nas estantes das bibliotecas por serem “demasiado grandes e com muito palavreado”.

No final, Ana Almeida deu uma sessão de autógrafos e os alunos da EB de Aranguez cederam lugar a um público mais velho para a apresentação do livro “O que se Passa na Cabeça do meu Adolescente”, da psicóloga Cristina Valente.

“O objetivo deste livro é olhar para a adolescência como uma fase de oportunidades fantástica”, sublinha a autora.

Tendo em conta que a adolescência é uma fase caracterizada por “muita angústia, cansaço e dúvidas”, devido a uma “grande luta hormonal” que deixa os jovens mais fragilizados, Cristina Valente dá conselhos práticos sobre a melhor forma de comunicar com os filhos.

A autora explica, numa linguagem acessível, quais as principais causas do comportamento dos adolescentes e a forma como os pais podem lidar com uma fase em que “os filhos sofrem imenso”, mas que “nem sempre sabem como pedir ajuda”.

Cristina Valente deu também uma sessão de autógrafos no final da apresentação do livro.