23° Céu limpo
Portugal-Polónia em râguebi

A seleção portuguesa de râguebi iniciou da melhor maneira a participação no Europe Rugby Trophy 2018-19 ao vencer, no dia 16 de fevereiro, no Complexo Municipal de Atletismo de Setúbal, a equipa da Polónia por expressivos 65 a 5.


Três jogos em Setúbal, outros tantos triunfos para os “Lobos”. A cidade do Sado voltou a ser talismã para a equipa XV Sénior de râguebi orientada por Martin Aguiar no desafio de estreia na competição europeia.

Os ensaios de Jean Sousa, João Belo, Salvador Vassalo (2), Manuel Marta, Rodrigo Marta, Duarte Diniz e António Cortes deram o triunfo por 65 a 5 com ponto de bónus ofensivo e garantiram cinco pontos para Portugal no Europe Rugby Trophy 2018-19.

Quatro pontapés de penalidade certeiros de Jorge Abecasis garantiram 12 pontos de avanço nos minutos iniciais, enquanto o primeiro ensaio surgiu por Jean Sousa aos 30 minutos de jogo.

Antes da saída para o intervalo, novo ensaio dos “Lobos”, desta feita por João Belo, a amealhar mais cinco pontos para a equipa portuguesa.

Aos 15 minutos do segundo tempo, Salvador Vassalo conquistou mais um ensaio para Portugal. Com o resultado de 32 a 0, a equipa da Polónia fez os únicos pontos da partida, um ensaio concretizado por Michal Jurczynski.

Portugal voltou a dilatar a vantagem para 37 a 5 depois de um sprint de Manuel Marta ter terminado em mais um ensaio para a equipa nacional, que assegurou, igualmente, o ponto bónus ofensivo.

Até ao tempo final, destaque ainda para os ensaios de Rodrigo Marta, Duarte Diniz, António Cortes e Salvador Vassalo e transformações de Jorge Abecasis.

Além de Portugal e da Polónia, disputam o Rugby Europe Trophy 2018-19 as seleções da Lituânia, da Suíça, da República Checa e da Holanda, esta última atual líder da competição que se realiza entre fevereiro e junho e que, na edição anterior, foi ganha por Portugal com um registo 100 por cento vitorioso.

O vencedor do Rugby Europe Trophy 2018-19 disputa o playoff Championship Trophy Promotion de acesso à Rugby Europe Championship com o último classificado desta competição principal.

Depois do apronto de estreia com a seleção da Polónia, os “Lobos” vão defrontar a Holanda a 9 de março, a Suíça a 16, a República Checa a 23 e a Lituânia a 6 de abril

Esta foi a terceira vez que Setúbal acolheu uma partida da seleção nacional de râguebi, depois de jogos frente à Bélgica, em 2016, de preparação, e contra a Suíça, em 2018, da terceira jornada do Rugby Europe Trophy 2017-18.