Convento ConVida | Concerto evoca Fernando Lopes-Graça

O maestro e compositor português Fernando Lopes-Graça foi homenageado em Setúbal num concerto com dois grupos corais realizado no dia 14, de manhã, na Igreja do Convento de Jesus.


Interpretado pelo Coro Lopes-Graça da Academia de Amadores de Música, sob a direção do maestro Alexandre Branco Weffort, e pelo Conservatório Regional de Setúbal, o programa apresentou diversas peças corais de Fernando Lopes-Graça.

Na plateia estiveram a assistir mais de meia centena de pessoas, entre as quais o presidente da Câmara Municipal de Setúbal, André Martins, o vereador da Cultura, Pedro Pina, e o presidente da Associação Lopes-Graça, António Modesto Navarro.

O presidente André Martins enalteceu, na pessoa de Modesto Navarro, o trabalho desenvolvido pela Associação Lopes-Graça na promoção da “importância do que foi a figura, o homem, a obra de Fernando Lopes-Graça”, que, apesar da perseguição e da prisão política durante o fascismo, “sempre resistiu e produziu obras de arte”.

O autarca fez ainda um agradecimento especial ao Coro Lopes-Graça, que estendeu ao Conservatório Regional de Setúbal, pela participação nesta iniciativa de divulgação de um património que faz parte “da nossa história, da nossa vida”.

O Coro Lopes-Graça foi acompanhado ao piano por Leonor Cardoso, enquanto o Conservatório Regional de Setúbal contou com a participação de Jorge Vinhas, no violino, e de Gonçalo Simões, no piano.

Este foi mais um concerto realizado no âmbito do ciclo cultural Convento ConVida, promovido pela Câmara Municipal de Setúbal, com recitais de música erudita na Igreja de Jesus.