15° Parcialmente nublado
Alice Vieira

A escritora Alice Vieira é homenageada no dia 27 em Setúbal com dois espetáculos de teatro no Fórum Municipal Luísa Todi, baseados na sua obra e vida.


A autora, por ocasião da comemoração dos 75 anos, marca presença na produção do Fórum Luísa Todi e da Área de Serviço “Luísa Todi Homenageia Alice Vieira” acompanhada de personalidades do mundo das artes e do espetáculo, como Lauro António, Mário Zambujal, Júlio Isidro e Vitor Sousa.

A primeira peça, “Trisavó de Pistola à Cinta”, a apresentar às 17h00, é uma adaptação de Frederico Corado a partir de um conto da escritora de literatura infantojuvenil, que retrata a história de uma família cujas mulheres eram batizadas como Benedita graças à trisavó e aos seus atos heroicos, que, aquando da época das invasões francesas, viajou para Lisboa com pistolas presas à cintura.

Esta obra da Área de Serviço é readaptada para esta apresentação em Setúbal, numa coprodução com o Fórum Luísa Todi, com novos cenários e materiais visuais ao nível da projeção de vídeo. O elenco conta com Beatriz Dinis, Carolina Seia Viana, Frederico Corado, Gabriel Silva, Inês Magalhães, Mauro Cebolo, Mónica Coelho, Rui Manuel e Vânia Calado.

A homenagem prossegue com o segundo espetáculo, “Alice do Outro Lado do Espelho”, às 21h30. Esta apresentação, criada por Frederico Corado, revisita os momentos mais marcantes dos 75 anos de vida de Alice Vieira.

“É nossa intenção prestar-lhe uma bonita homenagem, a ela que tanto nos tem dado ao longo dos anos, que tanto povoou os nossos sonhos e que com a ajuda dela criámos tanta coisa que hoje fazemos”, refere Frederico Corado.

Com direção musical de Telmo Lopes, igualmente produzida pela Área de Serviço e pelo Fórum Luísa Todi, a peça conta no elenco com Bárbara Barradas, Beatriz Dinis, Carolina Seia Viana, Cláudia Soares, Gabriel Silva, Inês Magalhães, João Paulo, Maria Inês Diniz, Mário Júlio, Mónica Coelho, Rui Manel, Telmo Lopes, Tó Cruz, Tomás Formiga e Vânia Calado.

No decorrer da homenagem a Alice Vieira, que acumula a celebração dos 75 anos de vida com os 50 anos de carreira, estão previstas interações com o público, apontamentos musicais e partilhas de histórias e memórias.

Os bilhetes, à venda no Fórum Municipal Luísa Todi e em www.bol.pt, têm o valor de cinco euros para “Trisavó de Pistola à Cinta” e de sete para “Alice do Outro Lado do Espelho”. Há ainda um preço especial de dez euros para se assistir aos dois espetáculos.