Gastronomia encerra Maio Diálogo Intercultural

Um pedipaper, sessões de cinema, encontros gastronómicos, oficinas e o lançamento do projeto Círculo Empoderador de Mulheres são atrativos do Maio Diálogo Intercultural, programa municipal que assinala a diversidade cultural.


Setúbal, enquanto território intercultural, celebra ao longo do mês de maio a diversidade e o diálogo entre culturas com um conjunto de iniciativas que afirmam a interculturalidade e fomentam os valores, as atitudes e os comportamentos que apelam ao diálogo, à aceitação, à dignidade e ao igual respeito pelas identidades culturais.

O programa começou com a atividade “Curtas, diferenças e liberdades”, em dois sessões, que contemplou a exibição de curtas-metragens de animação, na Casa das Imagens Lauro António, destinadas a alunos do ensino pré-escolar da EB 1 dos Arcos, seguida de um atelier de expressão plástica.

No dia 18, a iniciativa, organizada pela 50 Cuts – Associação Cinematográfica e pelo ICE – Instituto das Comunidades Educativas, com o apoio da Câmara Municipal, decorre na Casa do Largo, a partir das 10h00, aberta a crianças e famílias.

As inscrições devem ser feitas pelo endereço de correio eletrónico setubal.territoriointercultural@mun-setubal.pt.

No período da tarde, com início às 15h00, o Centro de Cidadania Ativa acolhe uma oficina gastronómica seguida de um jantar e convívio intercultural, para partilha de histórias, tradições e receitas de diferentes países, com inscrição prévia pelo contacto telefónico 265 547 450 ou pelo endereço de correio eletrónico luciliaferrosantos@cooperativaseies.org

O jantar, no qual são servidos os pratos confecionados durante a tarde na oficina, contempla atuações de música, dança e poesia e animações diversas proporcionadas por diferentes comunidades culturais residentes no concelho.

O pedipaper “Dia‘Lugares”, no dia 22, às 10h00, leva à descoberta do bairro da Anunciada, no âmbito do Programa Viver Anunciada, num percurso com jogos e atividades de animação sobre as questões de interculturalidade, inspirado no livro “Caminhos com História – Memórias dos Bairros dos Pescadores e do Grito do Povo”.

A atividade é desenvolvida em colaboração com o GO – Grupo das Oficinas Colaborativas.

“Poesia sem Fronteiras” designa a atividade que no dia 24, das 18h00 às 19h30, na Associação de Moradores do Casal das Figueiras (Casarão), proporciona um encontro de jovens e famílias do bairro e de outros pontos da cidade para a declamação de poemas de autores de diferentes países e em diferentes línguas.

As inscrições devem ser feitas pelo contacto telefónico 265 547 450 ou pelo endereço de correio eletrónico luciliaferrosantos@cooperativaseies.org.

O programa do Maio Diálogo Intercultural encerra com a primeira sessão do projeto Círculo Empoderador de Mulheres, no dia 29, das 19h00 às 21h00, no Audax Business Hub, no Largo José Afonso.

O objetivo é proporcionar um espaço de encontro, novas aprendizagens e partilhas para consciencializar e capacitar mulheres com diferentes origens, culturas e credos para o resgate do seu próprio poder pessoal através do treino do amor próprio e do desenvolvimento de uma consciência sistémica.

O público-alvo são mulheres com diferentes nacionalidades e culturas que devem inscrever-se pelo contacto telefónico 964 480 280 ou pelo endereço de correio eletrónico harmonizando@gmail.com.