“Manuel Vilarinho | Arte para Setúbal | Pinturas e Desenhos” dá título à mostra que partilha perspetivas pela história da pintura e pelas influências literárias do artista lisboeta, com uma seleção de trabalhos elaborados entre 1987 e 2006, entre eles algumas das obras mais significativas.

A exposição de pintura e desenho, da qual a maioria das obras integra uma doação de Manuel Vilarinho ao município de Setúbal, concretamente 15, remete o público para a viagem ou para o passeio, com o concreto e o abstrato presentes, numa evocação e construção da memória.

Na inauguração, a presidente da Câmara Municipal de Setúbal, Maria das Dores Meira, agradeceu ao artista, licenciado em Artes Plásticas – Pintura pela Escola Superior de Belas-Artes de Lisboa, a oportunidade de trazer, mais uma vez, à urbe sadina, os seus trabalhos e a doação feita ao município.

Manuel Vilarinho, que há três décadas realizou a primeira exposição individual da carreira precisamente em Setúbal, na Casa Bocage, e cujo catálogo pode ser apreciado na atual mostra, partilhou com o público presente na inauguração a forte ligação emocional que tem com a cidade.

A exposição foi apresentada pelo historiador e crítico de arte Baptista Pereira, que falou sobre algumas das obras de Manuel Vilarinho, um artista que, vincou, transmite muita cultura através do seu trabalho. Recordou, igualmente, “Até ao Dançarino Etrusco”, a primeira mostra individual do pintor, em 1985, realizada na urbe sadina.

A mostra “Manuel Vilarinho | Arte para Setúbal | Pinturas e Desenhos”, patente até 22 de maio, tem entrada gratuita e pode ser visitada todos os dias, das 09h00 às 20h00, na Galeria de Exposições da Casa da Baía.