Nublado
Limpeza do Túnel do Quebedo

As estações elevatórias do Túnel do Quebedo foram alvo de uma intervenção de limpeza na noite de 30 de outubro, no âmbito do conjunto de operações de manutenção regulares realizadas pela Câmara Municipal de Setúbal naquele equipamento.


A limpeza dos poços de bombagem e câmaras de grades das duas estações elevatórias de águas pluviais do Túnel do Quebedo, realizada através de prestação de serviços a uma empresa externa, é feita entre uma a duas vezes por ano, de forma a garantir o correto funcionamento destes sistemas que permitem retirar a água das chuvas do interior do túnel.

Uma das ações é realizada entre os meses de setembro e outubro com o objetivo de preparar o ano hidrológico e, em caso de necessidade, ou seja, se os poços se encontrarem sujos com folhas, areias ou outros resíduos, é efetuada nova intervenção entre fevereiro e março.

A limpeza das estações elevatórias do Túnel do Quebedo, com a duração de cerca de oito horas, decorre sempre no período noturno, uma vez que motiva a interrupção da circulação rodoviária no local e, assim, a perturbação é menor.

O programa de limpeza do Túnel do Quebedo, por ser considerada uma zona imprescindível de ligação entre duas partes da cidade, inclui outras ações de caráter regular, como é o caso da limpeza exterior dos sumidouros e grelhas e a varredura, operação a cargo dos serviços municipais de higiene, que ocorre pelo menos duas vezes por semana.

Estas ações, acompanhadas da passagem da varredoura mecânica, realizam-se com mais regularidade na época de chuvas, com o objetivo de desentupir os sumidouros no caso de se encontrarem obstruídos pela acumulação de resíduos e folhas das árvores arrastadas pelas águas das chuvas.

Há igualmente a preocupação da manutenção preventiva dos equipamentos eletromecânicos, também garantida por uma empresa especializada nesta área, feita uma vez por semana para verificar se as bombas estão a funcionar corretamente e se é necessário proceder à reparação ou substituição de peças.

Outro aspeto importante diz respeito à manutenção da imagem urbana do Túnel do Quebedo, designadamente a pintura de paredes, tetos e gradeamentos e a intervenções relacionadas com o reforço e manutenção da iluminação pública e com o embelezamento da estrutura.

A poluição e o desgaste provocado pela passagem do tempo motivam intervenções de pintura periódicas por parte dos serviços municipais, normalmente de quatro em quatro anos, estando a próxima prevista para breve.

Por vezes também são também necessárias intervenções não programadas, nomeadamente quando as paredes aparecem sujas ou vandalizadas com graffitis.